Marcos Santos, Manaus – O Governo do Estado vai remeter à Assembleia Legislativa, provavelmente esta semana, uma mensagem criando comissão de notáveis para reavaliar o modelo Zona Franca. Os últimos ataques, como a MP dos tablets, fizeram com que o governador Omar Aziz tomasse a decisão. O grupo ficará encarregado também de planejar o Amazonas para as próximas décadas, levando em conta fatores como a exploração de petróleo e gás, na Região do Alto Solimões, e o turismo, vocação amazonense natural.
O ex-vice-governador Samuel Hannan, que tem contribuído com a administração estadual oferecendo ideias, o secretário-executivo da Sefaz, Thomas Nogueira, considerado o mais experiente dos técnicos estaduais na Reforma Tributária, e o secretário estadual de Planejamento, Marcelo Lima, são tidos como certos no grupo.
Todo o trabalho da comissão deve ser feito com a perspectiva de que o modelo não vai continuar existindo do jeito como foi concebido. “Hoje, a Zona Franca voltou à concepção inicial dos militares, substituindo importações, mas não é para isso que o mundo caminha”, disse um técnico ouvido pelo blog.
O exemplo da Índia, que investiu na preparação de mestres, doutores e pós-doutores especializados em alta tecnologia, tornando-se uma das maiores produtoras de softwares do mundo, é o Norte a ser seguido.
Omar teria exigido coisas “mais palpáveis” e menos dependentes do Governo Federal.
Veja mais notícias em Economia