Técnico de manutenção afirma que excesso de peso é única explicação para queda de avião Sêneca que matou secretária de Educação

Mardoqueu Santiago de Araújo, ouvinte da CBN Manaus, mandou um e-mail para o “Fale conosco” do site da rádio (www.cbnmanaus.com.br) à guisa de explicação para a queda do avião Sêneca que conduzia cinco funcionários do Estado, com a morte de todos e mais o piloto. Nesta quarta-feira acontece a Missa de 7º Dia de todos, na Catedral Metropolitana de Manaus, às 19h. Transcrevo, a seguir, o e-mail do ouvinte:

“Lamentável esse sinistro, ainda mais quando há vitimas fatais. Essa aeronave, Sêneca, é uma ótima aeronave, de boa performance. Não sabemos realmente o que aconteceu naquele momento, mas digo que o piloto Miguel Vaspeano era um excelente profissional, não porque faleceu, mas devemos honrar a quem merece a devida honra. Eu o conhecia de longos anos.

Para que um acidente aéreo venha acontecer, existem vários fatores contribuintes. Temos que primeiro levar em consideração, o peso estrutural máximo de decolagem. Esse é um fator que deve ser respeitado pelo operador da aeronave. Todo avião decola com certo peso e pousa com outro. O peso de decolagem jamais poderá ser excedido – não estou aqui afirmando que teria sido esse a causa do acidente.

Essa aeronave, Seneca PA-34, tem capacidade de decolar com 2.155Kg. Caso esse peso seja excedido causará aumento na performance de decolagem e o CG do avião (Centro de Gravidade) também poderá sofrer problema.

Toda performance de decolagem, seja ela de qualquer tipo de aeronave, é feito em cima de um motor inoperante, isto é, caso durante a corrida de decolagem ocorrer uma falha em um dos motores, o piloto deve optar por abortar ou prosseguir na decolagem. Mas caso haja um excesso de peso, ainda que a aeronave saia do solo, o piloto terá dificuldades em manter aquela aeronave em vôo.

Já tem o peso do combustível + o peso dos passageiros + bagagens. Se tudo for somado e estiver dentro do gráfico de peso e balanceamento, o avião não terá dificuldades em subir, mas se for contrariado, o que diz no certificado de aeronavegabilidade do avião, sempre ocorrerá acidentes porque não foi feito um balanceamento adequado para aquele vôo.

Não sei se foi o caso desse acidente, mas é muito difícil um avião cair em outras situações…

A Anac, que é o órgão responsável pelas investigações, é quem vai dar o parecer final.

Quanto a questão de Manutenção, posso garantir que nenhuma aeronave é liberada para vôo se estiver com algum item que possa colocar em risco a segurança do mesmo, pois toda empresa aérea tem o seu CTM (Controle Técnico de Manutenção). Nesses controles técnicos é acompanhado todo o histórico de qualquer avião.

Isso sem falar na manutenção preventiva e corretiva, feitas todas as vezes que uma aeronave pousa, ou pernoita. Creio que nenhum empresário deseja ver o nome de sua empresa estampada em jornais ou em qualquer meio de comunicação quando se trata de um acidente. O que ele almeja é ver sua empresa prestando bons serviços aos seus clientes.

Não sou funcionário da CTA, mas como Técnico em Manutenção de Aeronaves sei da seriedade e esforços que as empresas empregam para evitar tragédias como estas.

Lamento pelas vidas e pelo nosso amigo Vaspeano. Que Deus venha derramar um bálsamo de consolo aos seus familiares.
Um abraço,

Mardoqueo Santiago de Araújo

Técnico de Manutenção em Aeronaves”

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Comentários

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  1. weliton disse:

    Bem, o avião voou 10 km antes de cair.

  2. Monica Alencar disse:

    Quanto será que o Cleiton pagou para o Sr. Mardoqueo tentar limpar a barra dele. O avião tinha 30 anos. Que o Governo do Estado de um basta nesta empresa.

  3. Leudson_Manaus disse:

    Fontes ainda não seguras afirmam que a aeronave acidentada não somente pelo fato de esta com excesso de bagagem, mais também, segundo um aluno do curso de pilotagem da Escola de Aviação de Manaus Gelson Azedo (nome fictício) apresentar problemas na válvula de distribuição e ignição. O que segundo técnicos pode causar falhas no motor ocasionando descompressão fazendo com que o Sêneca perca rapidamente altitude, e isso leva em conta a explosão pois o motor uma vez encharcado com essa descompressão estará muito mais suscetível a incendiar

  4. tyrion disse:

    Senhores, se pode dizer muita coisa e tentar explicar as causas para tão grave acidente.No entanto os únicos que podem esclarecer o assunto é o pessoal do CENIPA, no mais e pura especulação.