Quarta-feira, 25 de abril de 2018

Encceja abre inscrições dia 16 para jovens e adultos que desejam concluir os estudos

Foto: Divulgação

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja 2018 começam dia 16 e seguirão até 27 deste mês. O exame é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. As provas acontecerão no dia 5 de agosto.

A participação é voluntária e gratuita, mas exige uma idade mínima para poder participar do exame. Para obter a certificação de conclusão do Ensino Fundamental, é necessário ter 15 anos completos na data de realização do exame. Já para a certificação de conclusão do ensino médio, é preciso ter 18 anos completos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) elabora, aplica e corrige as provas. A certificação, no entanto, é competência das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep.

No ato da inscrição, o participante precisa escolher a instituição certificadora na qual pretende solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência.

 

Certificação e declaração de proficiência

Os resultados individuais do exame permitem a emissão de dois documentos distintos: a certificação de conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a declaração parcial de proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

 

Provas

 O exame conta com apenas 120 questões dentro das quatro áreas do conhecimento, que variam conforme o tipo de diploma que o candidato pretende obter.

Para o Ensino Fundamental, as provas serão compostas pelos seguintes componentes: Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna; Artes; Educação Física e uma proposta de Redação; Matemática; História; Geografia e Ciências Naturais.

Já as provas do Ensino Médio conterão questões de Ciências Humanas; Linguagens e Códigos; Ciências da Natureza e Matemática.

O edital completo pode ser acessado no site: www.enccejanacional.inep.gov.br.

 

Cronograma

 Inscrições – a partir das 10h de 16 de abril às 23h59 de 27 de abril

Atendimento por nome social – 30 de abril a 4 de maio

 

Provas

 5 de agosto pela manhã, às 9h; e à tarde, às 15h30 – horário de Brasília.

Veja também

Reajuste salarial dos servidores da saúde pode ser barrado pela legislação eleitoral Deputado David Almeida espera resposta do TRE sobre o reajuste salarial dos servidores da saúde nesta quinta-feira. Foto: Divulgação O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSB), retirou da pauta de votação da sessão desta quar...
Amazonino desarrumou a casa em seis meses. Arthur peita Alckmin. Nejmi deputada estadual Amazonino desarrumou a casa, quando o grande mote de campanha dele foi de que seria a pessoa talhada para arrumá-la Amazonino se elegeu com um mote genial: "Vou arrumar a casa". Convenceu o eleitor, que estava em busca do "novo", que ele era o ideal no momento crítico da...
Paratleta amazonense conquista dois ouros em Mundial de Jiu-jitsu nos Emirados Árabes Foto: Divulgação O paratleta de Jiu-Jitsu, Flávio Leonardo conquistou no último fim de semana (20 e 21/04) duas medalhas de ouro no World Pro Abu Dhabi 2018 de PARAJIUJITSU, no Emirados Árabes, uma pela categoria A e G (amputado) e outro pelo Absoluto. O paratleta, que ...
Homens armados que praticavam arrastões no Parque 10 são presos Foto: Divulgação Dois homens, acusados por moradores de realizarem arrastões no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus, foram presos pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), nesta quarta-feira (25). Policiais realiza...
Jovens são investigados por furto a loja maçônica para ‘ritual satânico’. Veja fotos Foto: Divulgação Dois adolescentes de 17 anos estão sendo investigados por envolvimento em furto ocorrido no dia 24 de março deste ano, em uma loja maçônica situada na rua Sete de Setembro, bairro Centro, no município de Nova Olinda do Norte, distante 135 quilômetros em li...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook