Eletrobras flagra supermercado com “gato” e prejuízo pode passar de R$ 400 mil

Supermercado estava com lacres violados e com 100% do consumo sem registro pela medição. Foto: Divulgação

Um supermercado na alameda Cosme Ferreira, no Aleixo, zona Leste, foi flagrado com ligação clandestina de energia elétrica durante fiscalização da Eletrobras Distribuição Amazonas. O prejuízo causado à distribuidora e à sociedade foi de aproximadamente R$ 398.271,91.

A operação teve o objetivo de inspecionar a medição do estabelecimento, uma vez que a unidade sempre negava acesso às equipes de inspeção. A operação contou com o apoio da Delegacia Especializada no Combate Ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS) e perícia do Instituto de Criminalística (IC).

Violação

No ato da inspeção foi constatado a violação de lacres do medidor e a abertura de três terminais de corrente da chave de aferição, o que impossibilitava o medidor de efetuar o registro do consumo de energia elétrica do supermercado. A unidade consumidora estava com 100% do consumo sem registro pela medição.

Foram adotados os procedimentos de recuperação de energia, e os responsável pelo estabelecimento foi intimado a comparecer na Delegacia Especializada, para prestar esclarecimentos sobre o crime. Conforme a resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a medição de energia elétrica deve está acessível à Distribuidora para inspeções.

Código Penal

A Eletrobras destaca que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a sociedade. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime conforme o Código Penal Brasileiro, artigos 155 e 171.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *