Prefeitura prepara plano de obras viárias para o próximo verão

O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, em reunião com engenheiros e coordenadores de distritos de obras da pasta. Foto: Lucas Silva/Semcom

Um plano de ação para intensificar os trabalhos de infraestrutura na malha viária da cidade começou a ser projetado pela Prefeitura de Manaus. O trabalho, planejado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), será executado no verão. O plano será guiado por um levantamento que vai apontar as áreas prioritárias na cidade, onde as ações devem ser executadas com maior urgência.

Na manhã de sexta-feira, 23/3, o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, reuniu-se com engenheiros e coordenadores de distritos de obras da pasta. As zonas Norte e Leste, que já possuem necessidades de infraestrutura perceptíveis, receberão atenção especial. A ideia é levar a drenagem profunda onde é preciso, para canalização das águas das chuvas. Com o serviço, será possível garantir uma melhor durabilidade da massa asfáltica aplicada.

Na prática, cada distrito de obras irá fazer os estudos da sua área gerida, o que inclui topografia, levantamentos de vias e suas problemáticas, cronogramas de serviços, tempo estimado de obras e quantidades de materiais necessários para a realização do trabalho.

Assim que a análise técnica do plano de ação for concluída, o resultado será apresentado ao prefeito Arthur Virgílio Neto para validação das ações. Segundo Rotta, a Seminf tem se empenhado cada dia mais para levar um serviço de infraestrutura duradouro para a população. Exemplo é o recapeamento asfáltico em grandes corredores viários, como as avenidas Maceió, Codajás, Duque de Caxias, entre outras, assim como os serviços de drenagens levados para bairros da cidade que não possuíam qualquer infraestrutura.

“Reconhecemos que temos muito a fazer, porém há um esforço em equipe que tem sido aplicado incansavelmente, para que se atenda o maior número possível de ruas, becos, avenidas em cada canto da cidade”, ressaltou Rotta. “A proposta do prefeito é de que seja adotado um processo inicial de estabilização do solo para garantirmos maior durabilidade do asfalto e, assim, prestarmos um serviço de qualidade, à altura do que Manaus e os manauaras merecem”, complementou.

Obras

Somente nos primeiros meses do ano, a prefeitura já executou 9,3 quilômetros de recuperação asfáltica em corredores viários.

Na zona Sul, as avenidas Codajás, no bairro Cachoeirinha; avenida Duque de Caxias, na Praça 14; e rua José Florêncio, em Petrópolis, rua Visconde de Porto Alegre, na Praça 14, receberam os serviços.

As ruas Visconde de Sinimbú, Conde Sergimirim e rua Juruna, no bairro Flores, na zona Centro-Sul, também foram atendidas. Na zona Centro-Oeste, aproximadamente 4,3 quilômetros de pista receberam melhorias.

Na zona Norte, a avenida Arquiteto José Henriques também recebeu reparos com a retirada de parte do asfalto desgastado e a substituição por um novo. Somente na via foram quase seis quilômetros de recapeamento, desde a avenida Sumaúma, na entrada do bairro Monte das Oliveiras, até a avenida “C”, que dá acesso ao Nova Cidade.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *