Manaus é a 4ª melhor cidade para se viver no Brasil, aponta pesquisa

Foto: Divulgação

Manaus segue como a quarta melhor cidade para se viver no Brasil e a 127ª no mundo. O levantamento é realizado anualmente pela empresa de consultoria Mercer, que analisa itens como saúde, educação, moradia e meio ambiente. Pelo nono ano seguido, Viena (Áustria) ocupa a primeira posição mundial, enquanto no Brasil, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus – respectivamente – continuam como destaque.

Além das informações sobre qualidade de vida, a pesquisa fornece recomendações para mais de 450 cidades em todo o mundo. O ranking deste ano inclui 231 dessas localidades. Os dados foram amplamente analisados entre setembro e novembro de 2017 e analisam 39 fatores, agrupados em dez categorias.

Foto: Divulgação

A consultoria tem como foco os estrangeiros, tanto os que se organizam para visitar e conhecer uma cidade em outro país quanto aqueles que são enviados de um país para o outro por suas empresas de trabalho. A recomendação da Mercer é de que empregadores levem em questão esses aspectos do ranking antes de decidirem enviar e manter um profissional em outra localidade.

Dentro das capitais brasileiras no ranking mundial, a capital federal avançou uma posição, saindo em 2016 da 109ª para a 108ª. Já São Paulo caiu uma posição, saindo da 121ª para a 122ª. Assim como Manaus (na 127ª posição), Rio de Janeiro também manteve-se na mesma posição de um ano para o outro.

Manaus

Foto: Divulgação

Recebendo o resultado da pesquisa nesta quinta-feira, 22/3, o prefeito Arthur Virgílio Neto fez uma análise sobre os aspectos positivos em Manaus que certamente contribuíram para a classificação de destaque nacional.

“A respeitada consultoria da Mercer destaca que o Brasil não anda bem no geral, mas para nós é mais um ano de vitória, já que em 2016 ficamos também nesta quarta posição nacional. Sinal de que estamos mantendo nosso patamar de desenvolvimento e do oferecimento de uma cidade melhor para nossa população. Sabemos que a Mercer dá muito valor a dados de organizações respeitadas, como a Mundial de Saúde (OMS), além dos aspectos sociais e ambientais, nos quais estamos bem”, disse o prefeito, que fez ainda a ressalva dos resultados de Manaus no aspecto econômico.

“Somos considerada, com base nestes dados de 2017, a capital brasileira mais equilibrada fiscalmente, além de termos obtido sucesso em outros índices desta área, como a previdenciária e contábil. Fico muito orgulhoso deste resultado e dou mérito à equipe da Prefeitura de Manaus, que mesmo com a escassez de recursos, vem conseguindo fazer da capital amazonense uma cidade melhor para se viver”, completou Arthur.

Além do investimento no aspecto turístico, alavancado durante a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos no Brasil, Manaus também evoluiu como cidade para seus moradores. Um dos destaques é a requalificação de espaços públicos, com obras e projetos voltados para o lazer e entretenimento, além da própria e constante infraestrutura urbana da cidade, construção de unidades de saúde, escolas e oferta cultural.

Veja também
4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aguinaldo veloso disse:

    Pelo amor de Deus!!
    Manaus já foi bom de viver, mas hoje em dia é só violência e descaso com a população.
    Ruas esburacadas, falta de água em inúmeros bairros, assalto a ônibus todos os dias, falta de oportunidades de trabalho para os pais de família.
    Quarta melhor cidade pra viver???
    Maior mentira que li hoje.
    Palavra de caboclo.

  2. Paulo disse:

    A empresa escolhe o Rio de janeiro como terceira cidade do Brasil. Esperar o que???

  3. ALBERTO ISAIAS RAMIRES FILHO disse:

    Gosto muito de Manaus, onde já morei e moraria outra vez. O povo Manauara é impar. Carinhoso, receptivo e alegre. Mas, não acredito nesta pesquisa. Quem a fez, por certo não conhece Brasília, uma das piores que já conheci em muitos aspectos, Rio de Janeiro, que premiada pela natureza, não oferece, e não é de hoje, qualidade de vida aos cariocas e visitantes. São Paulo, mesmo sendo uma selva de pedra, pode até oferecer alguma qualidade de vida, mas, mesmo assim, está longe de ser essa coca-cola que dizem. Portanto, concordo com Agnaldo Veloso, a pesquisa me parece mais coisa encomendada, aliás, como são encomendadas as pesquisas no Brasil. Tem alguma coisa de estranho nessa pesquisa.

  4. Eduardo disse:

    Eu amo Manaus, minha cidade. Mas moro desde fevereiro em Salvador e garanto: é melhor atualmente que Manaus: custo de vida menor, mobilidade 50 vezes melhor, mesmo com todos os problemas de toda cidade grande brasileira. Ainda não peguei aqui um engarrafamento como o da Constantino Nery. Alimentação mais barata. Enfim, Manaus infelizmente não está tudo isso não.