Quarta-feira, 25 de abril de 2018

Sobe para 22 o número de casos com suspeita de sarampo em Manaus

O Amazonas solicitou reforço no estoque de vacina MS, que entre fevereiro e março já enviou mais de 186 mil doses ao Estado. Foto: Divulgação

De acordo com o último Boletim epidemiológico, 22 pessoas estão sendo tratadas com suspeita de sarampo em Manaus. Oito delas, crianças menores de um ano. O Ministério da Saúde (MS) recomenda vacinação de rotina para crianças a partir de um ano. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, para o público em geral, e nos Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs) apenas para o público infantil.

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), emitiu nota técnica, nesta quarta-feira (21), reforçando a importância da vacinação contra o sarampo, como medida de prevenção para o controle efetivo da doença. Entre as recomendações está a necessidade de imunização de crianças a partir de seis meses, que possam ter tido contato com pessoas com suspeita da doença e também de adultos acima de 50 anos. As duas faixas etárias não são incluídas na vacinação de rotina recomendada pelo Ministério da Saúde (MS).

Também por recomendação da FVS, a Susam está vacinando equipes das suas unidades de saúde, que estão vulneráveis ao vírus e que não tenham comprovação vacinal.

Reforço no estoque 

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, o Amazonas solicitou reforço no estoque de vacina MS, que entre fevereiro e março já enviou mais de 186 mil doses ao Estado. “À medida que começaram a surgir os primeiros casos suspeitos da doença em Roraima, contatamos o Ministério da Saúde para aumentar o nosso estoque vacinal e distribuir a todos os municípios”, afirmou.

A nota técnica da FVS reforça que, para aqueles que não têm contato com casos suspeitos da doença, será mantida a faixa etária da vacinação de rotina, disponível em toda a rede básica de saúde: primeira dose aos 12 meses, com vacina tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), e segunda aos 15, com vacina tetra-viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola e Varicela). Já as crianças menores de cinco anos com atraso vacinal e pessoas com até 29 anos, não imunizadas, deverão receber a primeira e a segunda dose da vacina com um intervalo de 30 dias entre elas.

Para as pessoas na faixa de 30 e 49 anos que não têm comprovação de vacina recomenda-se dose única da Tríplice Viral. “As unidades de saúde do Estado estão abastecidas com insumo e a população precisa se conscientizar para a importância da imunização”, explicou o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque.

Bloqueio vacinal

A Nota Técnica da FVS prevê, ainda, bloqueio vacinal em todos os locais que as pessoas com caso suspeito da doença frequentaram, nos 10 dias anteriores aos sintomas, incluindo creches, escolas, núcleo familiar, igrejas, faculdade, empresa, entre outros. As pessoas que possam ter tido contato com casos suspeitos deverão ser imunizadas, incluindo crianças com idade a partir de seis meses e adultos com mais de 50 anos – público que não faz parte da faixa etária padrão preconizada pelo MS para a vacinação de rotina.

Bernardino Albuquerque destaca que a estratégia de bloqueio vacinal utilizada com o público que entrou em contato com um suspeito de sarampo deve ser feito de imediato. “Nesse caso, a restrição de idade é alterada, e só não serão vacinados aqueles que comprovarem já ter a vacina durante a varredura epidemiológica”, salientou.

Imunização para profissionais de saúde – Mais de seis mil profissionais de saúde serão vacinados contra o sarampo nas unidades de saúde gerenciadas pela Susam. O mutirão teve início com as equipes dos Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAICs), unidades com maior fluxo de crianças, na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), que é referência para tratamento da doença no Amazonas, e no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) da Zona Norte, onde foram registrados os primeiros casos suspeitos.

Nesta quarta-feira (21), foi iniciada a vacinação nos HPS João Lúcio, Platão Araújo e 28 de Agosto, além dos prontos-socorros infantis da Zona Leste, Zona Oeste e Zona Sul. Na próxima semana, os trabalhos serão feitos nos Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs) e Maternidades.

Casos suspeitos 

De acordo com o último boletim epidemiológico, na terça-feira (20/03), há 22 casos notificados como suspeitos de sarampo em Manaus, sendo 12 mulheres e 10 homens. Os dois primeiros foram registrados em fevereiro, e outros 20 em março. Oito são menores de um ano (abaixo da faixa etária preconizada para vacinação); 10 possuem idade entre um a cinco anos; e quatro são da faixa etária de 19 a 45 anos.

Quanto à localidade, 17 pessoas com suspeita da doença residem no Distrito de Saúde Norte, duas nos Distritos Oeste e Sul, e uma no Distrito Leste.

Veja também

Reajuste salarial dos servidores da saúde pode ser barrado pela legislação eleitoral Deputado David Almeida espera resposta do TRE sobre o reajuste salarial dos servidores da saúde nesta quinta-feira. Foto: Divulgação O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSB), retirou da pauta de votação da sessão desta quar...
Amazonino desarrumou a casa em seis meses. Arthur peita Alckmin. Nejmi deputada estadual Amazonino desarrumou a casa, quando o grande mote de campanha dele foi de que seria a pessoa talhada para arrumá-la Amazonino se elegeu com um mote genial: "Vou arrumar a casa". Convenceu o eleitor, que estava em busca do "novo", que ele era o ideal no momento crítico da...
Paratleta amazonense conquista dois ouros em Mundial de Jiu-jitsu nos Emirados Árabes Foto: Divulgação O paratleta de Jiu-Jitsu, Flávio Leonardo conquistou no último fim de semana (20 e 21/04) duas medalhas de ouro no World Pro Abu Dhabi 2018 de PARAJIUJITSU, no Emirados Árabes, uma pela categoria A e G (amputado) e outro pelo Absoluto. O paratleta, que ...
Homens armados que praticavam arrastões no Parque 10 são presos Foto: Divulgação Dois homens, acusados por moradores de realizarem arrastões no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus, foram presos pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), nesta quarta-feira (25). Policiais realiza...
Jovens são investigados por furto a loja maçônica para ‘ritual satânico’. Veja fotos Foto: Divulgação Dois adolescentes de 17 anos estão sendo investigados por envolvimento em furto ocorrido no dia 24 de março deste ano, em uma loja maçônica situada na rua Sete de Setembro, bairro Centro, no município de Nova Olinda do Norte, distante 135 quilômetros em li...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook