Fiscais do Ipaam e Batalhão Ambiental apreendem carga ilegal de areia na BR-174

Fiscais do Ipaam e do Batalhão Ambiental da PM fizeram apreensão de um carregamento de 20 metros cúbicos de areia extraídos de forma ilegal no KM 10 da BR-174. Fotos: Divulgação

Fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar apreenderam, neste sábado (27), no KM 10 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), um carregamento de 20 metros cúbicos de areia sem documentação de origem de exploração.

De acordo com o gerente de Fiscalização Ambiental do órgão (Gefa), Abener Brandão, no local estava ocorrendo exploração mineral pelo método de lavra a céu aberto com retirada de areia. A área foi interditada pelo Ipaam e uma pessoa detida pela PM.

Sem licença

Ela informou que não havia licença ambiental para exploração do minério naquele local, onde também foram apreendidas uma pá carregadeira e duas caçambas basculhantes contendo a areia. Os veículos foram levados ao pátio do Ipaam, no Parque Dez, zona Centro-Sul.

Brandão informou que, no mesmo lugar, também foram encontradas 30 piscinas plásticas abandonadas com água. Elas foram esvaziadas para evitar a proliferação de mosquitos transmissores de doenças.

Multas

O motorista da caçamba, Antonio José Rodrigues assumiu a atividade de exploração ilegal e foi multado em duas infrações, uma administrativa e a outra penal.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *