Aposentados recebem orientações sobre planejamento financeiro

No Dia Nacional do Aposentado, comemorado nesta quarta-feira, 24/1, a Prefeitura de Manaus recepcionou seus segurados com vários serviços e palestras que auxiliam na superação das dificuldades do dia a dia. Entre elas, dicas de ações que garantem o equilíbrio mensal entre receita e despesa de aposentadorias e pensões.

A palestra sobre finanças foi conduzida pelo administrador, economista e mestre em Contabilidade Edson Brasil aos aposentados e pensionistas da Manaus Previdência, um público de aproximadamente 350 pessoas. O tema, segundo o palestrante, é imprescindível para garantir a qualidade de vida do idoso.

“Ainda é muito comum os idosos terem uma grande carga de responsabilidade em suas casas, assumindo gastos por outros membros. E isso acaba resultando em problemas na hora de fechar as contas ao fim do mês”, relata, acrescentando que evitar gastos com supérfluos e compras por impulsividade também é essencial para fechar as contas no azul.

A coordenadora do Setor de Psicossocial (Psico) do órgão, assistente social Darla Gondim, informa que o tema foi escolhido para abrir os trabalhos de 2018 devido o setor estar sendo procurado por alguns segurados que relatam endividamentos constantes nas suas contas.

“As queixas referem-se à absorção de muitos compromissos financeiros da parte do idoso em relação à família, que acaba resultando na falta de recurso para ele próprio. Com a palestra, nosso objetivo foi despertar o segurado para a necessidade de reequilibrar essas despesas a partir de uma divisão justa entre todos os membros que convivem numa casa”, explica Gondim.

Tanto Brasil como Gondim apontam que o primeiro passo na busca de uma solução é uma conversa entre os membros da família para o equilíbrio na contribuição de cada um para as despesas da casa. “Tem que haver transparência no consumo e custo que cada um arca”, aponta o economista. “As despesas na terceira idade aumentam muito e, paralelamente, a renda sofre uma redução. Mesmo assim, muita vezes, passam a ser mais exigidos financeiramente pelos familiares, inclusive para fazerem empréstimos. Isso vai complicando a vida financeira deles”, diz o economista.

E, se o canal de diálogo se esgotar e nenhuma solução aparecer, a assistente social aponta outros meios que o idoso pode lançar mão para ter o apoio necessário na questão. “Temos órgãos públicos que podem auxiliar o idoso nessa questão, como a delegacia especializada para esse público, por exemplo, para os casos mais extremos”, aponta. “Mas, a negligência financeira não pode continuar. Esse é um direito previsto no Estatuto do Idoso. Familiares utilizando a aposentadoria ou pensão para as suas necessidades não pode acontecer, assim como o idoso também deve saber aplicar corretamente a sua aposentadoria e pensão”, ressalta.

 

Saúde Mental

Para que a percepção desse e de outros problemas possam ser detectados, reflexionados e adotadas as providências cabíveis, faz-se necessário que a saúde mental do idoso esteja preservada. Esse foi o tema da segunda palestra que os segurados municipais assistiram durante a entrega do contracheque.

Segundo Gondim, saúde mental é algo que todas as faixas etárias devem se preocupar, mas, em relação às pessoas com mais idade, há um cuidado maior, por estarem mais susceptíveis às doenças de natureza psiquiátrica e neurológica, como o Alzheimer.

“Por isso, entre as atividades que oferecemos na previdência municipal estão iniciativas como a Oficina da Memória, que objetiva prevenir o Alzheimer e retardar o avanço da doença, quando ela já existe. Não vai resolver tudo, pois abraçamos uma parte da situação, mas já integra um acompanhamento multidisciplinar que o idoso precisa para manter o mínimo de qualidade de vida mental”, informa.

A coordenadora do Psico adianta que a Manaus Previdência está finalizando as parcerias para voltar a oferecer os cursos destinados à saúde física e mental dos segurados, como aulas de ginástica, zumba, artesanato, curso de línguas etc, que marcaram o ano de 2017. “Assim que fecharmos essas parcerias, vamos divulgar a abertura das inscrições”.

 

Serviços

Além das palestras nesta quarta-feira, os segurados tiveram acesso a uma série de serviços que já viraram tradição durante a entrega dos contracheques.  São exposição de artesanato, aferição de pressão artéria, corte de cabelo, designde sobrancelhas, maquiagem e cuidados com a pele e massoterapia, tudo regado a um farto buffet de café da manhã. Também nesta quarta, houve inscrições para o Cine PipocaPrev de fevereiro, ação onde a previdência projeta um filme, com direito a pipoca e suco. “Em fevereiro, vamos passar a comédia romântica ‘Hitch – Conselheiro amoroso’. Será no dia 21, a partir das 8h”.

Informações sobre as ações da Manaus Previdência voltadas para os segurados, assim como quaisquer outros assuntos relacionados à previdência municipal, podem ser obtidas pelo call center do órgão, que atende pelo número de telefone (92) 3186-8000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Veja também

Veja Nota de Pesar pelo falecimento de Juan Villa emitida pelo Conselho Regional de Medicina. Velóri... Veja Nota de Pesar pelo falecimento de Juan Villa emitida pelo Conselho Regional de MedicinaO Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam) emitiu Nota de Pesar pela morte do cardiologista Juan Villa Benayeto. Ele faleceu neste sábado (17/02).Juan Villa era tam...
‘Ele foi um catalão que se tornou amazonense. Era meu compadre e quase irmão’, diz Franc... Juan Villa, que faleceu na madrugada deste sábado (17/02), integrou com Francisco Garcia turma de Medicina da Ufam que teve reconhecimento do curso só no quarto anoO empresário e ex-deputado federal Francisco Garcia tomou um susto ao saber da morte do médico Juan Villa....
Feira Criativa no Parque do Mindu passa ter duas edições por mês, a partir deste sábado Na última edição, realizada nos dias 27 e 28/1, a feira contou com 29 expositores. Foto: Divulgação SemmasA Feira Criativa, iniciativa que visa estimular o reaproveitamento de resíduos por meio da comercialização de produtos artesanais, passará a acontecer no Parque Mun...
Primeira etapa de obras na avenida Djalma Batista é concluída neste sábado O trabalho será realizado por etapas e atende a uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto. Foto: DivulgaçãoA primeira etapa de obras para a recuperação da antiga rede de drenagem na zona Centro-Sul, no trecho que compreende a avenida Djalma Batista e a rua Pará,...
Presos da delegacia de Presidente Figueiredo são transferidos para Manaus O procedimento contou com a participação de agentes da Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe) da Seap para o recambiamento dos internos. Foto: DivulgaçãoNa tarde de sexta-feira (16), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou a transfer...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *