Conexão Rio-Manaus, com Paulo Onça e Pascarelli, atrai mundo do samba carioca. Ouça as músicas e veja os clips

Conexão Rio-Manaus, de Paulo Onça e Pascarelli, atrai sambistas

Conexão Rio-Manaus, de Paulo Onça e Pascarelli, atrai sambistas na capital carioca. Estreia está marcada para o clube Renascença, no Rio, dia 17/03. Na foto, Paulo Onça e a esposa, Simone Andrade, com Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho, dois sambistas consagrados

Dunga, Juninho Thybau, Arlindinho Cruz, Xande de Pilares, Toninho Geraes. Esses são alguns nomes que o pioneirismo do compositor Paulo Onça está atraindo para o projeto Conexão Rio-Manaus. Onça tem como carro-chefe “Feitio de paixão”, de sua autoria, gravada por Jorge Aragão. E também o samba-enredo da Grande Rio 2017, “Hoje é dia de Ivete”, em homenagem a Ivete Sangalo.

O parceiro de Paulo Onça na empreitada é o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Flávio Pascarelli. Sambista desde antes da toga, entre uma sentença e outra o desembargador tem derramado letras. São mais de 40 composições até agora. “Com todo esse material na mão é só correr pro abraço”, diverte-se Paulo Onça.

Prático e direto, Onça trabalha em composições ao mesmo tempo que marcou o lançamento oficial de todas elas. Será num show, dia 17/03, no Clube Renascença, reduto tradicional do samba no Rio de Janeiro. “Depois teremos shows em Manaus, ainda sem data marcada”, revela.

Participarão, além dos cantores que estão soltando pílulas musicais nas redes sociais, Simone Dávila e o próprio Paulo Onça. Eles são a face manauara entre os intérpretes. “Estou no Rio há oito meses. Estou gravando com o Grupo Molejo. Já gravei com o Marquinhos Lessa. Está tudo andando”, diz o compositor amazonense.

Onça e Pascarelli estão criando um movimento no samba carioca. Gente da chamada “cozinha”, que fornece material musical para os nomes consagrados, como Zeca Pagodinho, tem aderido. Abaixo, as músicas que foram apresentadas até agora no Conexão Rio-Manaus, com um pouco da história dos seus intérpretes:

 

Juninho Thybau

Thybau é filho do compositor Beto Gago, autor de “Faixa amarela”, sucesso de Zeca Pagodinho. Ele é, aliás, sobrinho de Pagodinho, com quem divide a origem, o bairro de Irajá, no subúrbio do Rio. Fez um belo trabalho em “Conselho”, da dupla amazonense. Ouça:

Juninho Thybau, cantor e compositor, é frequentador de rodas de samba desde que nasceu, em Irajá, reduto tradicional de sambistas. Participou também de projetos com Dona Ivone Lara e Jovelina Pérola Negra, grandes damas do samba.

 

Toninho Geraes

Geraes, cantor e compositor que mostrou ser possível fazer samba mineiro, é outro nome consagrado que aderiu. Ele é autor de “Mulheres”, sucesso com Martinho da Vila, e “Seu Balancê”, com Zeca Pagodinho, entre outros. No Conexão Manaus ele interpreta “Ciência da separação”. Ouça:

 

Dunga

Dunga é um frequentador do “Quintal do Zeca”, reduto de Pagodinho e seus parceiros. Tirou de lá o sucesso “Samba elegante”. Gravou “Declaração”, para o Conexão. Veja o clip:

 

Xande de Pilares

O ex-integrante do Grupo Revelação Xande de Pilares, que saiu de lá em 2014, agora tem carreira solo. Ele também participa do quarteto de intérpretes da escola de samba Salgueiro. Gravou “Papo reto”, no Conexão. Nessa Paulo Onça e Flávio Pascarelli têm Rafael Viana como parceiro. Confira:

 

Arlindinho Cruz

Filho de Arlindo Cruz, Arlindo Neto ou Arlindinho Cruz fez parceria com o pai no CD “2 Arlindos”. Foi quando ele se preparava para ir a um show envolvendo a publicação, em São Paulo, que passou mal. Desde março/2017, Arlindão segue internado na unidade semi-intensiva do hospital São José, no Rio. Arlindinho e Paulo Onça, na abertura da música que o sambista interpretou no Conexão, falam sobre ele. A composição, aliás, parece um canto de esperança pela recuperação do músico. Veja o vídeo:

Veja também

Veja Nota de Pesar pelo falecimento de Juan Villa emitida pelo Conselho Regional de Medicina. Velóri... Veja Nota de Pesar pelo falecimento de Juan Villa emitida pelo Conselho Regional de MedicinaO Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam) emitiu Nota de Pesar pela morte do cardiologista Juan Villa Benayeto. Ele faleceu neste sábado (17/02).Juan Villa era tam...
‘Ele foi um catalão que se tornou amazonense. Era meu compadre e quase irmão’, diz Franc... Juan Villa, que faleceu na madrugada deste sábado (17/02), integrou com Francisco Garcia turma de Medicina da Ufam que teve reconhecimento do curso só no quarto anoO empresário e ex-deputado federal Francisco Garcia tomou um susto ao saber da morte do médico Juan Villa....
Feira Criativa no Parque do Mindu passa ter duas edições por mês, a partir deste sábado Na última edição, realizada nos dias 27 e 28/1, a feira contou com 29 expositores. Foto: Divulgação SemmasA Feira Criativa, iniciativa que visa estimular o reaproveitamento de resíduos por meio da comercialização de produtos artesanais, passará a acontecer no Parque Mun...
Primeira etapa de obras na avenida Djalma Batista é concluída neste sábado O trabalho será realizado por etapas e atende a uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto. Foto: DivulgaçãoA primeira etapa de obras para a recuperação da antiga rede de drenagem na zona Centro-Sul, no trecho que compreende a avenida Djalma Batista e a rua Pará,...
Presos da delegacia de Presidente Figueiredo são transferidos para Manaus O procedimento contou com a participação de agentes da Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe) da Seap para o recambiamento dos internos. Foto: DivulgaçãoNa tarde de sexta-feira (16), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou a transfer...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *