Café Joelza, pioneiro, demolido para passagem do anel viário. Veja como vai ficar a obra, vídeos e fotos da demolição

Café Joelza demolido para passar anel viário

Café Joelza demolido para passar anel viário. Ainda resta uma parte do que antes foi um dos locais mais frequentados de Manaus, mas esta semana ele deixa de existir por completo

O Café Joelza, localizado na interseção das avenidas Torquato Tapajós e Arquiteto José Henriques, na Zona Norte, está sendo demolido. A primeira parte da demolição ocorreu no dia 21/12 e a segunda deve acontecer esta semana. A reintegração de posse, feita pelo Governo do Estado, objetiva ceder passagem para o anel viário sul. O Portal do Marcos Santos teve acesso à planta do traçado do trevo que será construído no local. A obra ainda não tem data para ser executada.

Café Joelza demolido para passar anel viário

Planta do trevo que será construído na confluência das avenida Santos Dumont (Estrada do Tarumã), Torquato Tapajós e Arquiteto José Henriques

O trevo, a ser executado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), foi planejado pela Laghi Engenharia. A fluidez do trânsito será completa, com eliminação dos semáforos hoje existentes. Tanto quem vem da avenida Santos Dumont (rodovia AM-450), a Estrada do Tarumã, quanto da Arquiteto José Henriques.

 

Café Joelza demolido para passar anel viário

O Café Joelza foi um dos pioneiros de Manaus, na modalidade café regional, abrindo as portas por volta de 1997. Muitos outros foram criados na esteira do sucesso dele. “O nome é o meu, Joel, e de minha esposa, falecida, Elza”, revela Joel Pereira de Almeida, 54, proprietário.

O local foi um dos primeiros a resgatar bijus, doces e tubérculos (cará roxo e cará branco, por exemplo) típicos do Estado. Mas a estrela do cardápio sempre foi o “X Caboquinho”, o sanduíche de pão, com tucumã e queijo coalho. A tapioca recheada com as mais diversas iguarias também figurou entre as mais vendidas.

A localização estratégica do café foi fundamental para o sucesso. Fica justamente na confluência da rodovia que completa a Grande Circular, na Zona Leste, e a Torquato Tapajós. E é ali que o anel viário precisa passar.

O proprietário do extinto Café Joelza conta que foi um milagre o local ter ficado de pé na construção da avenida José Henriques. Contou com a benemerência do governador da época, frequentador assíduo: Amazonino Mendes. “Agora não consegui falar com ele e isso acabou acontecendo”, lamenta.

Joel conta que ele e seus funcionários foram pego de surpresa com a demolição, apesar de rumores que ouvia desde 2014. “Tenho 28 funcionários e estou procurando um ponto para restabelecer meu negócio”, afirma.

 

Demolição

A ordem de imissão na posse foi dada no dia 19/12. “A indenização foi de R$ 686.250,00, de acordo com técnicos da Suhab (Superintendência de Habitação) depositados em juízo. Perito judicial avaliou as benfeitorias em R$ 756.608,96. Cabe agora ao juiz decidir qual o valor final”, revela Júlio César Assad, procurador do Estado encarregado do caso. O juiz do feito é Márcio Rothier Pinheiro Torres, que vai proferir a sentença com o valor.

Advogados de Joel pediram para exercer o direito de sacar 80% da indenização depositada pelo Estado, dos R$ 686.250,00. O proprietário ainda mora na parte de trás do imóvel, onde tinha residência. O resto foi demolido. Veja os vídeos da primeira parte da demolição.

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Benfeitorias

Joel Pereira de Almeida só teve direito a indenização sobre as benfeitorias porque a área pode vir a ser declarada do Estado. Os estudos são de técnicos da Suhab e da Secretaria Estadual de Política Fundiária (SPF). Tudo vai depender do resultado da ação de usucapião, ajuizado em 2006, onde o Estado é o autor.

Café Joelza demolido para passar anel viário

Visão do extinto Café Joelza do outro lado da avenida Torquato Tapajós. Foto: Tereza Cidade

A ordem judicial de imissão foi cumprida parcialmente. Joel estava tendo dificuldade em indicar um local para serem transferidas as suas mobílias. Isso agora está solucionado e esta semana o Café Joelza desaparecerá por completo.

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2 comentários

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  1. José Augusto Bessa Júnior disse:

    Com tantas prioridades na cidade o governo resolve fazer uma intervenção rodoviária numa área que ainda nem é tão crítica e que ainda vai demorar um bom tempo para se saturar. Infelizmente é assim as prioridades sempre ficam em segundo plano.

  2. Ano político. O dinheiro tem que surgir de forma limpa pra reeleger os ficha sujas e martelos com benevolência da justiça com leis ultrapassadas. Realmente existe lugares com maior fluxo de veículos. Mas estamos no Brasil.