SSP-AM inicia Operação Réveillon 2018 com atuação de mais de 2 mil servidores

O vice-governador disse que o objetivo da operação é garantir uma festa com segurança para toda a população. Foto: Aguilar Abecassis/ Secom

O vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, acompanhado da cúpula da segurança pública do Estado, deu início, na tarde deste domingo (31), na orla da praia da Ponta Negra, zona Oeste, a Operação Réveillon 2018.

A operação é uma ação integrada que reúne 2 mil servidores de órgãos do Governo do Estado, Prefeitura de Manaus, Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e Marinha do Brasil.

Pontos

Além da Ponta Negra, o efetivo também é empregado na orla do Amarelinho, zona sul; Residencial Viver Melhor, no Lago Azul, zona norte; e no shopping Phelippe Daou, Jorge Teixeira, na zona leste, onde acontecerão eventos oficiais da Prefeitura de Manaus. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a operação possui atuação terrestre, fluvial e aérea.

O vice-governador disse que o objetivo da operação é garantir uma festa com segurança para toda a população.

“Todas as equipes já estão montadas, um contingente de 2.100 servidores está iniciando seus trabalhos. Tanto aqui na Ponta Negra quanto nos demais setores em que terá festa de réveillon. Estamos com a operação tranquila. Se Deus quiser será um réveillon tranquilo somente de festa para receber o ano novo”, disse Saraiva.

Monitoramento

A Operação Réveillon 2018 segue até às 7h do dia 1º (segunda-feira) de janeiro.

O perímetro urbano das quatro regiões está sendo monitorado em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM).

O policiamento e a inteligência também também estão sendo utilizados na operação, de forma a subsidiar ações das forças de segurança ostensiva e força de pronta resposta.

Central

A central integrada de pronta resposta é composta de uma unidade tática da Companhia de Operações Especiais (COE), do Agrupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte) da Polícia Militar e um Time Tático do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) da Polícia Civil. Ao todo, 28 órgãos federais, municipais e estaduais fazem parte da operação.

Na Ponta Negra, o efetivo empregado é de 800 servidores. Na orla do Amarelinho e no Shopping Phelippe Daou, está sendo utilizado, em cada local,  um efetivo de 600 servidores.

Policiamento está sendo reforçado durante todo o fim de semana com um efetivo a mais de 1.600 policiais militares e quase 500 viaturas.

O Corpo de Bombeiros atua no sentido de potencializar os serviços de prevenção à atendimento pré-hospitalar, combate à incêndio, busca e resgate e salvamento em altura, terrestre e aquático.

Drones atuam no monitoramento, além de um helicóptero da PMAM que está de prontidão para qualquer ocorrência. O objetivo da ação é evitar e diminuir os índices de roubos, furtos, tráfico de drogas, tráfico de crianças, homicídios, além da realização de campanhas educativas.

Praia da Ponta Negra

A praia da Ponta Negra está bloqueada para banhistas e só será liberada para às 6h do dia 1º de janeiro. De acordo o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Mauro Freire, 150 bombeiros atuarão como guarda-vidas, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e outros incidentes.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *