Prefeitura libera obra da ponte do Parque das Laranjeiras neste sábado a partir das 10h

Após dois meses de interdição para obra, trecho da Avenida Professor Nilton Lins será liberado. Foto: Alexandre Fonseca/Seminf

A ponte da avenida Professor Nilton Lins, no bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul, recebeu na noite desta quinta-feira, 14/12, a aplicação da camada asfáltica e mais de 400 metros cúbicos de concreto já estão pavimentados. Esta é a última etapa da construção, que será entregue e liberada para o tráfego, pela Prefeitura de Manaus, no próximo sábado, 16/12.

“É uma obra muito importante para o trânsito e que agora garantirá fluidez e segurança aos condutores e pedestres. Desde que assumimos a gestão da cidade, temos trabalhado, sequencialmente, na recuperação das pontes de Manaus, substituindo as mais antigas por estruturas mais modernas e resistentes”, destacou o prefeito Arthur Neto, citando, como exemplo, as pontes que dão acesso ao bairro São Jorge, ponte do bairro da Paz, ponte do Nova Esperança, Nova República, Augusto Montenegro, dentre outras já recuperadas.

Segundo o cronograma da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), nesta sexta-feira, 15/12, estão sendo feitos os acabamentos no meio-fio e sarjeta e também uma limpeza geral na área. A nova ponte vem substituir uma antiga estrutura, que oferecia grande risco por apresentar rachaduras e afundamento de pista.

“Fizemos um projeto moderno, pois na avenida Professor Nilton Lins tem um grande fluxo de veículos, inclusive coletivos, e interliga o Parque das Laranjeiras até a avenida Torquato Tapajós. A orientação do prefeito Arthur é de que essa obra ofereça segurança para quem circule pelo local ”, reforçou o vice-prefeito e secretário da Seminf, Marcos Rotta.

A nova passagem também contará com um jardim para efeito decorativo e barreira guarda-rodas, protegendo os pedestres que passarem pelo espaço, além de duas passarelas de 2,5 metros para quem desejar fazer a travessia a pé. A nova ponte está revestida de concreto e poderá suportar um fluxo maior de veículos, à medida que a cidade for crescendo com o passar dos anos.

O contrato da obra foi firmado no dia 20 de outubro, pela Seminf, com prazo para a entrega da construção de 90 dias, portanto, até janeiro de 2018. Como o local foi condenado por laudo atestado pela Defesa Civil, por apresentar riscos de desabamento, uma medida de segurança realizada por conta do sobrecarga de veículos, obrigou a interdição total da área no dia 20 de setembro deste ano e a demolição da antiga ponte foi feita de forma imediata.

Novas alças 

Na avenida Professor Nilton Lins também foram implantadas duas alças de retorno, que facilitará e trará mais segurança para aqueles que desejam realizar retorno na via e ter acesso ao conjunto Beija-Flor. Foram usados 160 metros cúbicos de concretos nas duas alças de retorno, que receberão o nome de Joaquim Fonseca, uma homenagem ao servidor da Seminf, que atuou por 15 anos na equipe de campo do órgão e faleceu em setembro deste ano, aos 53 anos.

Linhas de ônibus

Com a reinauguração da ponte, as linhas de ônibus 350, 401, 427 e 440 retornarão aos seus itinerários normais a partir das 14h de sábado. As linhas 350, 440 e 401 voltarão a seguir pela avenida Djalma Batista até acessar a avenida Nilton Lins, a partir da entrada do Aeroclube, de onde seguirá o itinerário normal. Em relação à linha 427, a partir da Djalma Batista, a linha voltará a atender o Conjunto Eldorado, na avenida Rio Negro, e bairro Parque Dez, passando pelas avenidas Carlota Joaquina e Tancredo Neves, até o Parque Laranjeiras, a partir de onde seguirá o itinerário normal.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *