Confira a lista de material escolar que não pode ser pedido pelas escolas de Manaus

A chegada do início do ano traz duas preocupações para os pais: matrícula e lista de material escolar. Diante disso, a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam), presidida pelo deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos), faz um alerta sobre o que não pode ser pedido pelas escolas, conforme a portaria nº 001 de 06 de janeiro de 2016 do Poder Executivo.

A coordenadora da CDC/Aleam, Rosely Fernandes, explica que as escolas particulares só podem solicitar produtos de uso exclusivo ao processo didático-pedagógico e que atenda às necessidades individuais do aluno durante o ano. Ou seja, itens como álcool, algodão, argila, balões, bastão de cola quente, caneta para lousa, fita durex, copos descartáveis, cartolina e materiais de limpeza em geral não podem ser pedidos, de acordo com o Anexo 1 da Portaria, que traz 64 itens que não devem constar na lista de material escolar.

Fernandes ressalta que nesse período de final de ano muitos pais já estão de posse da lista e devem aproveitar para analisar os itens solicitados, que não podem ter a marca e local exigidos para a compra, além de pesquisar os preços nos estabelecimentos especializados, não sendo permitida a cobrança de taxa de material pelas escolas.

O presidente da comissão, deputado Abdala Fraxe, reforça que qualquer reclamação e orientação sobre o que pode ou não conter nas listas solicitadas pelas escolas particulares, os pais ou responsáveis podem comparecer à CDC, localizada no 4º andar, do prédio da Aleam, cujo funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.

 

Lista completa de materiais que não podem ser solicitados pelas escolas

  1. Álcool
  2. Algodão
  3. Argila
  4. Balde de Praia
  5. Balões
  6. Bastão de Cola Quente
  7. Bolas de Sopro
  8. Brinquedo, exceto se atendidas as seguintes condições: 1) Solicitação em quantidade não superior a uma unidade por aluno; 2) Uso em atividade que possibilite a socialização do educando, conforme previsão do plano de utilização dos materiais.
  9. Caneta Hidrográfica Permanente (tipo Pincel)
  10. Caneta para Lousa
  11. Canudinho
  12. Carimbo
  13. Cartolina em Geral
  14. Cola em Geral
  15. Copos Descartáveis
  16. Cordão
  17. Creme Dental, exceto quando utilizado pelo aluno em regime de exclusividade
  18. Pen Drives, Cartões de Memória ou outros produtos de mídia
  19. E.V.A
  20. Elastex
  21. Envelopes
  22. Esponja para Pratos
  23. Estêncil a Álcool e Óleo
  24. Fantoche
  25. Feltro
  26. Fita Dupla Face
  27. Fita Durex em Geral
  28. Fita para Impressora
  29. Fitas Decorativas
  30. Fitilhos
  31. Flanela
  32. Garrafa para Água, exceto quando de uso estritamente pessoal
  33. Gibi infantil, exceto se atendidas as seguintes condições: 1) Solicitação em quantidade não superior a uma unidade por aluno; 2) Uso em atividade que possibilite a socialização do educando, conforme previsão do plano de utilização dos materiais.
  34. Giz Branco e Colorido
  35. Glitter
  36. Grampeador e Grampos
  37. Isopor
  38. Jogo Pedagógico, exceto se atendidas as seguintes condições: 1) Solicitação em quantidade não superior a uma unidade por aluno; 2) Uso em atividade que possibilite a socialização do educando, conforme previsão do plano de utilização dos materiais.
  39. Jogos em Geral, exceto se atendidas as seguintes condições: 1) Solicitação em quantidade não superior a uma unidade por aluno; 2) Uso em atividade que possibilite a socialização do educando, conforme previsão do plano de utilização dos materiais.
  40. Lenços Descartáveis
  41. Lixa em Geral
  42. Marcador para Retroprojetor
  43. Massa de Modelar
  44. Material de Escritório sem uso individual
  45. Material de Limpeza em Geral
  46. Medicamentos
  47. Palito de Churrasco
  48. Palito de Dente
  49. Palito de Picolé
  50. Papel em Geral, exceto papel ofício quando solicitado em quantidade não superior a uma resma por aluno.
  51. Papel Higiênico
  52. Papel Ofício Colorido
  53. Pincel para Quadro Branco
  54. Pincel para Pintura, exceto se atendidas as seguintes condições: 1) Solicitação em quantidade não superior a uma unidade por aluno; 2) Uso em atividade que possibilite a socialização do educando, conforme previsão do plano de utilização dos materiais.
  55. Plásticos para Classificador
  56. Pratos Descartáveis
  57. Pregador de Roupas
  58. Purpurina
  59. Sacos Plásticos
  60. Tintas em Geral
  61. TNT
  62. Tonner para Impressora
  63. Trincha
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *