Três veículos usados em tiroteio na Compensa são encontrados. Noite de terror teve seis mortes e 15 feridos. Caveirão está nas ruas

Vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, disse que tropas estão em alerta para investigação dos seis homicídios no CSU da Compensa. Foto: Divulgação

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) determinou o reforço no policiamento em Manaus, com emprego de tropas aquarteladas, após os seis homicídios ocorridos no bairro da Compensa, zona Oeste, na noite de terça-feira (12).

Ontem, por volta das 22h, o socorro foi acionado para o Centro Social Urbano (CSU) do bairro da Compensa, onde um bando fortemente armado e encapuzado fez diversos disparos de fuzis em direção ao campo de futebol onde ocorria um treino entre jogadores dos times Compensão e T5 Jamaica.

Família do Norte

O traficante e um dos fundadores da facção criminosa Família do Norte (FDN), José Roberto, o “Zé Roberto da Compens”, é conhecido como patrocinador do Compensão.

Foram mortos David Costa da Silva, 27; Ronaldo de Oliveira Souza, 23; Michel de Sena Passos, 33; Edilson Xavier Diniz Júnior, 24; José Diego Sena Serrão, 17; Rodrigo de Oliveira Souza, 24.

Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas durante o tiroteio e nove foram atendidas no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias e no Hospital e Pronto Socorro 28 de agosto. Cinco já foram liberadas, duas pessoas estão internadas, sendo uma em estado grave.

Investigações

As investigações sobre a autoria do crime estão em andamento pela Polícia Civil do Amazonas, sob a coordenação da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Na madrugada desta quarta-feira (13), três veículos utilizados pelo grupo criminoso foram encontrados pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) abandonados no bairro Lírio do Vale, zona Oeste, e no bairro Colônia Santo Antônio, zona Norte.

Tropas nas ruas

As tropas da PMAM, do Choque, Rocam, Força Tática e a de Policiamento Especializado estão nas ruas desde a madrugada. A Polícia Civil também colocou nas ruas o Caveirão e o veículo operacional blindado do Grupo Fera, para fazer o monitoramento da região oeste.

Até o momento, não houve novos registros de repetição ou retaliação em decorrência da ação criminosa. Os três veículos encontrados estão passando por perícia.

Reforço

“Imediatamente após o ocorrido, houve um reforço no policiamento daquela região para garantir a segurança da população. A polícia está apurando o caso. Desde ontem, colocamos o reforço máximo de policiamento na rua, inclusive a tropa que nós temos de reserva, que é a Tropa de Policiamento Especializado, que ficou saturando as áreas da cidade e dando suporte à nossa Polícia Civil, que está investigando o caso”, disse o vice-governador e Secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva.

Câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) estão sendo utilizadas nas investigações. Ao que tudo indica, as mortes são resultado de confronto entre facções rivais que disputam o espaço por tráfico de drogas.

De acordo com o titular da SSP-AM, toda a cúpula da segurança pública do Amazonas, com o reforço dos setores de inteligência, estão trabalhando 24h para coibir qualquer tipo de ação do crime organizado.

Inteligência em alerta

“Nos presídios e fora deles, há alertas da nossa inteligência que trabalha com informações de um possível confronto entre facções na cidade de Manaus. Nosso dever é proteger os homens de bem, proteger as famílias, proteger os trabalhadores do nosso Estado, e toda a cúpula da Segurança e da Seap está trabalhando nisso”, afirmou Bosco Saraiva.

O secretário ressaltou que há um trabalho integrado em curso envolvendo as forças de segurança, a Secretaria de Administração Penitenciária e o Poder Judiciário para garantir o controle da segurança nos presídios.

Feridos

Conforme boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), o SPA Joventina Dias e o 28 de Agosto receberam nove pessoas feridas decorrentes de disparos de tiros no CSU da Compensa.

Estão internadas no 28 de Agosto um adolescente de 16 anos com ferimentos múltiplos de arma de fogo. Ele passou por procedimento cirúrgico e foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado gravíssimo.

Também está no hospital Jefferson de Souza Brandão, atingido com um tiro no ombro direito. O quadro dele é estável e ainda deve passar por avaliação do ortopedista.

Receberam alta da unidade Fabiano de Freitas, 37; Rodrigo de Souza Ferreira de Oliveira; Jander Almeida; Kennedy Andrade Alves, 30; e Janson da Costa Pimenta, 29.

No SPA do Joventina Dias, duas pessoas foram atendidas com ferimentos leves e deixaram a unidade sem se identificar.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *