Segunda-feira, 23 de abril de 2018

Atrações regionais e concurso da rainha abrem 38ª Festa do Guaraná em Maués

Millkellen Ferreira, 18, foi coroada Rainha do Guaraná 2017. Fotos: Michael Dantas/Secom

A 38ª edição da Festa do Guaraná iniciou, na quinta-feira (07/12), com atrações regionais e o tradicional concurso da rainha, na Praia da Ponta da Maresia, no município de Maués (a 253 km de Manaus). O evento, que tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), espera 15 mil pessoas para os três dias de festividades.

O secretário de Cultura, Denilson Novo, participou da abertura, junto ao secretário-chefe da Casa Civil, Sidney Leite, e afirmou que a realização da Festa do Guaraná é essencial para a cultura e economia do município. “O evento teve a união de várias esferas e possibilita geração de empregos, aproxima artistas da população e valoriza uma de nossas frutas e culturas mais belas, que é o guaraná. É o exemplo de superação das barreiras geográficas, financeiras e políticas que buscamos para continuar em frente com a nova gestão”, declarou.

Além das atrações musicais, a Festa do Guaraná conta com feira gastronômica e de agronegócios. O prefeito de Maués, Junior Leite, declarou que, a partir desta edição, o evento inicia uma nova etapa. “Tivemos um grande desafio para realizar o evento em tão pouco tempo, mas, com a parceria do Governo do Estado, conseguimos. A festa inicia um novo momento, em um outro nível de atrações. É a prova de que quando se trabalha a quatro mãos, o resultado é ainda melhor”, disse.

Rainha do Guaraná

Competindo com mais sete candidatas, Millkellen Ferreira, 18, foi coroada Rainha do Guaraná 2017. Neste ano, a Rainha também já é considerada Miss Maués e participa do concurso para Miss Amazonas 2018, em Manaus. “Ser Rainha não é só carregar uma faixa e uma coroa, é conhecer a cultura e a história do povo de Maués. Me preparei para isso desde criança e realizei um dos meus maiores sonhos. Agora é a preparação para o Miss Amazonas e darei o melhor de mim”, disse.

A banda Official 80 se apresentou na primeira noite do evento.

Campeão

Entre os que vieram prestigiar a Festa do Guaraná neste ano está o skatista Robert Dean Silva Burnquist, mais conhecido como Bob Burnquist, eleito dez vezes campeão mundial e considerado o maior medalhista da história do X Games. “Eu vim para conhecer a cultura do Guaraná em uma viagem de barco com a minha mulher. Pude ver a plantação, a fábrica e foi uma experiência única poder ver onde é realizado o cultivo dessa fruta tão linda. Também usei a oportunidade para conhecer culturalmente Maués”, destacou.

Atrações

Na primeira noite, o evento contou com atrações de Maués e Manaus, com encerramento a cargo da banda Official 80 e Kenno & Forró Estudado. Na noite desta sexta-feira, a atração principal será o cantor Wesley Safadão. No sábado (09/12), quando a festa termina, é realizada a encenação da Lenda do Guaraná, com o Corpo de Dança de Maués e o Grupo Porantim.

Pesquisa

Durante os festejos, a equipe da Amazonastur das áreas de Evento, Marketing, Registro e Fiscalização esteve reunida com a secretária de Turismo e Cultura, Ellen Mendonça. Em pauta, foram discutidas as ações a serem desenvolvidas durante a Festa do Guaraná.

Pela manhã, a Amazonastur deu início à pesquisa de satisfação com aplicação dos questionários que avaliam a qualidade dos serviços prestados ao turista durante o evento. O resultado da pesquisa contribuirá para melhorar e motivar as políticas públicas voltadas para o Turismo em relação ao município, com o intuito de aprimorar a infraestrutura.

A Amazonastur também implantou o “Hotline Tourism”, que foi bem avaliado pela população de Maués. O serviço conta com atendimento bilíngue de informações essenciais para quem está visitando a cidade, como dados geográficos, pontos turísticos, dicas culturais, além da programação da Festa do Guaraná e orientações sobre a rede hoteleira. Os turistas poderão se comunicar através do número (92): 99126-2600.

Campanha

Já no segundo dia de evento, acontece no palco principal o lançamento da campanha “Respeitar, Proteger e Garantir”, que tem como objetivo o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo, em Maués. A campanha, que conta com a parceria da Prefeitura de Maués, tem o objetivo de sensibilizar e alertar a população e, principalmente, os turistas sobre o problema como forma de prevenir possíveis violações de direitos de crianças e adolescentes.

A ação contará com a participação da Secretaria Municipal de Ação Social e, também, do Conselho Tutelar de Maués, além de outros agentes educacionais do município. Durante a festa, serão distribuídos panfletos e ventarolas alusivas à campanha. Cartazes e banners também serão afixados em restaurantes, hotéis, bares e órgãos públicos, com informações sobre como prevenir e denunciar a exploração sexual.

 

Veja também

Confira a programação diferenciada na Semana Internacional da Dança da SEC Foto: Divulgação Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Dança (29 de abril), diversos espaços da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) estarão com programações especiais em alusão a data. Os teatros da Instalação e Gebes Medeiros, o Centro Estadual de Convivên...
Corpo em decomposição é encontrado em lixeira pública de Maués O corpo de um homem, em alto estágio de decomposição, foi encontrado em uma lixeira pública na tarde desta segunda-feira (23), a cerca de 6 quilômetros do centro da cidade de Maués (distante 297 quilômetros de Manaus). Conforme o delegado de Polícia Civil do município...
Jovem diagnosticado com meningite está na UTI e continua em estado grave Foto: Arquivo O adolescente de 17 anos, diagnosticado com meningite meningocócica permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto em Manaus. De acordo com informações repassadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), apesar ...
Novo Aripuanã e Manicoré estão em situação de ‘Emergência’, diz Defesa Civil-AM Manicoré. Foto: Divulgação   Após uma semana de orientação e avaliação técnica dos agentes da Defesa Civil do Amazonas no município de Novo Aripuanã, localizado a 227 quilômetros de Manaus, em linha reta, na Calha do Madeira, o executivo municipal decretou “Situa...
Seduc abre processo seletivo para estagiários de nível médio e superior A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) lançou processo seletivo para contratação de estagiários de nível médio e superior para atuação em Manaus. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, a partir 0h01 do dia 25 de abril até às 23h59 do dia 27 ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook