Atrações regionais e concurso da rainha abrem 38ª Festa do Guaraná em Maués

Millkellen Ferreira, 18, foi coroada Rainha do Guaraná 2017. Fotos: Michael Dantas/Secom

A 38ª edição da Festa do Guaraná iniciou, na quinta-feira (07/12), com atrações regionais e o tradicional concurso da rainha, na Praia da Ponta da Maresia, no município de Maués (a 253 km de Manaus). O evento, que tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), espera 15 mil pessoas para os três dias de festividades.

O secretário de Cultura, Denilson Novo, participou da abertura, junto ao secretário-chefe da Casa Civil, Sidney Leite, e afirmou que a realização da Festa do Guaraná é essencial para a cultura e economia do município. “O evento teve a união de várias esferas e possibilita geração de empregos, aproxima artistas da população e valoriza uma de nossas frutas e culturas mais belas, que é o guaraná. É o exemplo de superação das barreiras geográficas, financeiras e políticas que buscamos para continuar em frente com a nova gestão”, declarou.

Além das atrações musicais, a Festa do Guaraná conta com feira gastronômica e de agronegócios. O prefeito de Maués, Junior Leite, declarou que, a partir desta edição, o evento inicia uma nova etapa. “Tivemos um grande desafio para realizar o evento em tão pouco tempo, mas, com a parceria do Governo do Estado, conseguimos. A festa inicia um novo momento, em um outro nível de atrações. É a prova de que quando se trabalha a quatro mãos, o resultado é ainda melhor”, disse.

Rainha do Guaraná

Competindo com mais sete candidatas, Millkellen Ferreira, 18, foi coroada Rainha do Guaraná 2017. Neste ano, a Rainha também já é considerada Miss Maués e participa do concurso para Miss Amazonas 2018, em Manaus. “Ser Rainha não é só carregar uma faixa e uma coroa, é conhecer a cultura e a história do povo de Maués. Me preparei para isso desde criança e realizei um dos meus maiores sonhos. Agora é a preparação para o Miss Amazonas e darei o melhor de mim”, disse.

A banda Official 80 se apresentou na primeira noite do evento.

Campeão

Entre os que vieram prestigiar a Festa do Guaraná neste ano está o skatista Robert Dean Silva Burnquist, mais conhecido como Bob Burnquist, eleito dez vezes campeão mundial e considerado o maior medalhista da história do X Games. “Eu vim para conhecer a cultura do Guaraná em uma viagem de barco com a minha mulher. Pude ver a plantação, a fábrica e foi uma experiência única poder ver onde é realizado o cultivo dessa fruta tão linda. Também usei a oportunidade para conhecer culturalmente Maués”, destacou.

Atrações

Na primeira noite, o evento contou com atrações de Maués e Manaus, com encerramento a cargo da banda Official 80 e Kenno & Forró Estudado. Na noite desta sexta-feira, a atração principal será o cantor Wesley Safadão. No sábado (09/12), quando a festa termina, é realizada a encenação da Lenda do Guaraná, com o Corpo de Dança de Maués e o Grupo Porantim.

Pesquisa

Durante os festejos, a equipe da Amazonastur das áreas de Evento, Marketing, Registro e Fiscalização esteve reunida com a secretária de Turismo e Cultura, Ellen Mendonça. Em pauta, foram discutidas as ações a serem desenvolvidas durante a Festa do Guaraná.

Pela manhã, a Amazonastur deu início à pesquisa de satisfação com aplicação dos questionários que avaliam a qualidade dos serviços prestados ao turista durante o evento. O resultado da pesquisa contribuirá para melhorar e motivar as políticas públicas voltadas para o Turismo em relação ao município, com o intuito de aprimorar a infraestrutura.

A Amazonastur também implantou o “Hotline Tourism”, que foi bem avaliado pela população de Maués. O serviço conta com atendimento bilíngue de informações essenciais para quem está visitando a cidade, como dados geográficos, pontos turísticos, dicas culturais, além da programação da Festa do Guaraná e orientações sobre a rede hoteleira. Os turistas poderão se comunicar através do número (92): 99126-2600.

Campanha

Já no segundo dia de evento, acontece no palco principal o lançamento da campanha “Respeitar, Proteger e Garantir”, que tem como objetivo o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo, em Maués. A campanha, que conta com a parceria da Prefeitura de Maués, tem o objetivo de sensibilizar e alertar a população e, principalmente, os turistas sobre o problema como forma de prevenir possíveis violações de direitos de crianças e adolescentes.

A ação contará com a participação da Secretaria Municipal de Ação Social e, também, do Conselho Tutelar de Maués, além de outros agentes educacionais do município. Durante a festa, serão distribuídos panfletos e ventarolas alusivas à campanha. Cartazes e banners também serão afixados em restaurantes, hotéis, bares e órgãos públicos, com informações sobre como prevenir e denunciar a exploração sexual.

 

Veja também

Prefeitura vai ajudar Musa a aumentar número de visitantes e se consolidar como atração turística... O prefeito em exercício, Marcos Rotta, no lago das vitórias régias, no MUSA. Foto: Alexandre Fonseca/Seminf.Acompanhado do secretariado municipal, o prefeito em exercício e secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, visitou na manhã deste sábado, 20/...
Homens furtam quase 200 óculos de grifes de ótica na zona Leste. Assista o vídeo Imagem do assaltante registrada por câmeras de vigilância. Foto: ReproduçãoTrês homens entraram na madrugada deste sábado, 20/01, na Mega Ótica, localizada na Av. Autaz Mirim, bairro São José, zona Leste, e levaram quase 200 óculos de grife, armações e outros objetos da...
Preso mais um suspeito de matar esportista britânica. Polícia procura por irmão Emma Kelty, 43 anos, foi morta no dia 13 de setembro de 2017, na Ilha do Boeiro, Comunidade Lauro Sodré, em Coari. Foto: ReproduçãoErinilson Ferreira da Silva, 24, conhecido como “Nilsinho”, foi preso em cumprimento a mandado de prisão preventiva, na manhã deste sábado....
Amazonino anuncia que vai intensificar a entrega de títulos de imóveis na capital e interior A secretária de Política Fundiária, Paula Kanzler, e o governador Amazonino Mendes entregam o titulo definitivo de imóvel a uma das beneficiadas. Foto: Clóvis Miranda/SecomO governador do Amazonas, Amazonino Mendes, anunciou que vai intensificar a entrega de títulos def...
Cardápio pró-imunidade: veja quais alimentos podem turbinar sua saúde e afastar doenças O poder de determinados alimentos em estimular o sistema de defesa do organismo é um fato cada vez mais corroborado pela ciênciaJá dizia a sabedoria popular: “somos o que comemos”. A relação entre alimentação e saúde nunca esteve tanto em evidência, sobretudo em tempos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook