TJAM garante direito à posse de concursada por cumprir requisitos de edital

Concursada teve liminar concedida para assumir cargo de técnico em hemoterapia da Susam. Foto: Divulgação TJAM

As Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) confirmaram liminar e concederam segurança a uma concursada para o cargo de técnico em hemoterapia da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), para impedir que lhe seja exigido o registro no conselho de classe e comprovante de quitação de débito perante o mesmo órgão.

Essa decisão foi unânime, conforme o voto do relator, desembargador Yedo Simões de Oliveira, na sessão desta quarta-feira (6), em consonância com o parecer do Ministério Público do Estado.

Fora do edital

De acordo com o processo (nº 0641468-45.2016.8.04.0001), a candidata foi a única aprovada para o cargo e convocada para apresentar os documentos para posse em julho de 2016; contudo, ela apresentou a documentação exigida no edital do concurso, mas lhe foi exigido, também, a apresentação do registro no conselho de classe e comprovante de quitação junto ao mesmo para que pudesse tomar posse.

Ocorre que, entre os requisitos para investidura no cargo, o edital prevê apenas: certificado devidamente registrado de curso de nível médio completo, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, e certificado de curso de Capacitação em Hemoterapia.

Como o edital é o que define os requisitos para a investidura no cargo, a ele se submetem tanto o candidato, quanto a Administração, que devem obedecer estritamente as regras ali estabelecidas, afirma o relator.

“Por esse raciocínio, a exigência de documentos ou condições para investidura, quando não postos expressamente no edital ou na lei regente, viola o princípio da vinculação ao edital, merecendo decote por parte do Poder Judiciário”, conclui.

Cargo técnico

Quanto à contestação do Estado do Amazonas, de que a impetrante não poderia acumular dois cargos de técnico em hemoterapia, o desembargador avaliou que os documentos juntados ao processo pela concursada mostram que estão atendidas as normas constitucionais, sendo possível acumular os dois cargos, por se tratar de cargo privativo de profissional de saúde.

E para cada cargo há exigência de capacitação específica, que não excede a exigência genérica de nível médio de escolaridade, e por ser profissão regulamentada pela portaria nº 158/2016 do Ministério da Saúde.

Veja também

Convocados em concurso da Susam são chamados para realização de exames e entrega de documentos As Fundações de Vigilância em Saúde (FVS) e de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) já estão recebendo parte da documentação dos aprovados convocados, desde o dia 15 de fevereiro e prosseguem até 31 de março. As Fundações de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira D...
Contratos temporários de órgãos públicos estão na mira do TCE TCE intensifica fiscalizações sobre admissões realizadas via contrato temporário por parte de gestores públicos. Foto: ArquivoCom o objetivo de impedir a burla ao instituto constitucional do concurso público, por parte dos gestores públicos, no processo de admissão de p...
Primeiros presos do semiaberto devem sair do Compaj dentro de 20 dias. Complexo será desativado  Os 585 presos do regime semiaberto do Compaj vão começar a sair da unidade em grupos, com tornozeleiras, a partir da análise de cada processo e comportamento carcerário, explica Seap. Fotos: DivulgaçãoOs 585 presos que atualmente estão no regime semiaberto do ...
Vinte e seis processos foram analisados em audiências de custódia na terça de carnaval e quarta de c... Nos dois dias, 13 e 14, juízes plantonistas atenderam na custódia 26 processos, dos mais variados, entre tráfico e violência doméstica. Foto: William Rezende/ TJAMOs juízes plantonistas que atenderam na custódia entre os dias 13 e 14 de fevereiro, realizaram 26 audiênci...
Seduc inicia ano letivo e anuncia concurso com 8 mil vagas Ano letivo foi aberto oficialmente hoje e durante evento foi anunciado concurso para 8.200 vagas, com edital a ser lançado em março. Há vagas para professores, técnicos e agentes em todos os municípios. Foto: DivulgaçãoCom o anúncio de 8.200 vagas para concurso público,...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook