David Almeida articula com governo de Amazonino para retomar cirurgias no Hospital Delphina

Mesmo se posicionando como adversário do atual governador Amazonino Mendes, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSD), articulou com os parlamentares Francisco Souza (Podemos), Abdala Fraxe (Podemos) e Sabá Reis (PR), a destinação dos 12% previstos para Saúde, de suas emendas impositivas, para a quitação da dívida do Governo do Estado com o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed).

Com essa medida,  as 2.430 cirurgias contratadas, na gestão de David como governador interino, vão ser realizadas no Hospital Delphina Aziz. O serviço foi paralisado no último sábado (4), quando apenas 1.030 procedimentos cirúrgicos já tinham sido feitos, menos da metade do que foi contratado.

A ajuda do Legislativo à Saúde pública do Estado foi definida na terça-feira (7), quando David Almeida esteve na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), para apresentar a proposta ao titular da pasta, Francisco Deodato. Segundo o parlamentar, a sugestão foi bem aceita pelo secretário. O repasse vai ser de R$ 2,7 bilhões.

“Fui até o secretário de forma tranquila, sem alvoroço e propus essa parceria para que as cirurgias voltem a ser realizadas. A ideia é que seja pago o atrasado e o restante que falta, seja quitado em janeiro, a partir do repasse das emendas. Já chamei os diretores do Instituto para negociar essa situação. Não sou aliado do atual governador, mas torço pelo bem do meu Estado. O secretário Deodato, de forma muito educada, me recebeu e aceitou a ajuda. Acredito que o problema será solucionado nas próximas horas”, disse.

Sabá Reis parabenizou o presidente da Assembleia pela decisão de oferecer auxílio ao Estado e afirmou que, nessas horas, as questões partidárias devem ficar em segundo plano, e o bem estar da população deve ser levado em consideração.

“O povo não quer saber o problema que está acontecendo para as cirurgias não estarem sendo realizadas. Não dá para suspender atendimento de saúde senão as pessoas vão morrer. Não torço contra o Governo do Amazonino, e sim, a favor do povo. Cumprimento o deputado David pelo gesto responsável e humilde”, destacou.

Dinheiro em caixa

Mesmo costurando toda essa manobra de auxílio ao Estado, David reiterou que o Governo tem dinheiro em caixa para dar continuidade aos contratos da Saúde.

“Não venham com argumentos que não têm dinheiro para pagar as cirurgias. Eu saí e peguei os extratos de todas as contas do Governo. Eu sei quanto tem em cada conta e presumo de tenham hoje mais de R$ 2 bilhões em caixa”, afirmou.

Veja também

Pronto-Socorro da zona Norte volta a fazer cirurgias Secretário da Susam, Francisco Deodato, esteve com médicos e técnicos do PS. Foto: Divulgação / SusamO Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte (HPS Zona Norte) retomou, nesta sexta-feira, 17, o programa de cirurgias eletivas. A volta dos procedimentos está sendo possíve...
Manaus vai sediar encontro da ANS sobre regulação de Planos de Saúde A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está preparando mais uma edição do Encontro ANS, evento direcionado aos agentes do setor para discutir temas relacionados à regulação do mercado de planos de saúde. A atividade ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de novembro, em Ma...
Amazonas é destaque no encerramento da COP23, na Alemanha  O “Amazonas for the planet program”, lançado pelo Governo do Amazonas na 23ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP23), em Bonn, na Alemanha, foi destaque nesta sexta-feira (17/11), no encerramento do evento. Com a participação de 197 países empenhad...
Governo do Amazonas inicia processo de licitação para construir três novos presídios no interior do ... Foto: Stéfany Seixas/ SeapPor determinação do governador Amazonino Mendes, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) encaminhou à Comissão Geral de Licitação (CGL) processos para abertura de certame visando a contratação de empresas especializad...
Uma surpresa Eis senão quando, vejo-me “autor”. Conto como ocorreu o fenômeno: agindo à sorrelfa, numa trama digna de “thriller” cinematográfico, meus quatro filhos reuniram alguns destes escritos que eu cometo semanalmente, convenceram uma editora e publicaram o conjunto em forma de um ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook