Eucatur, maior empresa do transporte coletivo em Manaus, pode parar por corte de crédito pela Shell

Eucatur tem a maior frota de ônibus em Manaus

A Eucatur tem feito esforços para se engajar à vida da cidade, como quando pintou os ônibus para a abertura da campanha Outubro Rosa em Manaus

A Eucatur, que detém o maior número de ônibus do transporte coletivo de Manaus, pode parar nos próximos dias. Desde ontem (31/10), a empresa não está abastecendo os veículos de diesel porque a Shell distribuidora cortou o crédito. O abastecimento é diário, embora os carros consigam rodar dois dias com um tanque, para evitar problemas.

“As empresas contam com crédito de 21 dias, das distribuidoras de diesel, para efetuar o pagamento. Mesmo a Eucatur, uma empresa sólida, tem dificuldade de pagar à vista, de uma hora para outra”, disse uma fonte do setor. Segundo essa fonte, o débito referente ao período é de cerca de R$ 3 milhões. Outras distribuidoras também recusam crédito à empresa.

Os proprietários dos ônibus de Manaus cobram o pagamento de R$ 5 milhões, em subsídios, que teriam ficado retidos até março. Querem também que a Prefeitura, no lugar de oferecer vale transporte em dinheiro, compre passes de ônibus.

A Prefeitura, por outro lado, está cobrando 350 ônibus novos, todos com ar-condicionado, que foram prometidos após o reajuste da tarifa para R$ 3,80.

Uma reunião foi realizada segunda (30/10), com o prefeito Arthur Virgílio e o vice Marcos Rotta, para discutir o transporte. Os dirigentes da Eucatur e de outras empresas expuseram o problema e pediram soluções. “O número de passageiros caiu de 16 milhões/mês para 12 milhões/mês. É preciso fiscalizar os ônibus e Kombis clandestinos, motototaxistas ilegais, promovendo mais faixas seletivas (azuis) na cidade”, disse a fonte.

 

Eucatur

A Eucatur, para manter os ônibus circulando, deve adotar soluções paliativas. Os dirigentes da empresa não esperavam a cobrança do débito com a Shell de uma só vez. As demais empresas, que são menores e continuam abastecendo, vão emprestar parte do diesel.

A Eucatur, com a frota que tem, pode recorrer a empréstimo bancário, mas isso leva alguns dias para fechar. Fala-se até em pequena redução da frota nas linhas servidas pela empresa. Isso causaria o primeiro impacto negativo direto ao usuário de Manaus.

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1 comentário

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  1. Adolfo Neves Bicalho disse:

    Só mesmo em Manaus que as empresas de ônibus ditam as regras do transporte público. Nossos gestores públicos precisam fazer um Benchmarking em outras capitais para aprenderem como gerir esse serviço.