Relação da espiritualidade com os problemas do coração é um dos destaques de Congresso Amazonense de Cardiologia

Manaus recebe a partir desta quinta-feira, 28 de setembro, a 10ª edição do Congresso Amazonense de Cardiologia, no Quality Hotel Manaus (Mário Ypiranga, 1090, Adrianópolis). Em dois dias de evento, irão ocorrer quatro simpósios, seis mesas redondas, além de debates e palestras com especialistas em tratamento e doenças cardiovasculares, que permitirão profissionais da área de saúde atualização sobre novidades clínicas, cirúrgicas, ambulatoriais e emergenciais da área.

Um dos destaques do Congresso será a palestra de abertura “Espiritualidade e Doença Cardiovascular”, ministrada pelo cardiologista e pesquisador do tema Sérgio Thiesen, do Rio de Janeiro. O médico fará abordagens sobre o que dizem pesquisas nacionais e internacionais recentes com relação ao emocional dos pacientes e a prevenção e respostas aos tratamentos de doenças cardiovasculares.

“É como o ser humano lida com suas emoções e as adversidades no mundo e o que essas adversidades geram no indivíduo e como podem interferir no processo saúde e doença. Como exemplo disso, podemos citar que algumas pesquisas demonstram problemas de saúde relacionados à depressão, ao não perdão, à mágoa e ao estresse emocional. Sem dúvida essa visão mais global do paciente é importante e vamos trazer o debate para o Congresso pela primeira vez”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, regional Amazonas (SBC-AM), Marcelo Mouco Fernandes.

O Congresso também tratará de temas como as características da epidemia de doenças cardiovasculares na população que vive na Amazônia, como funciona o coração de um paciente durante as doenças tropicais, como avaliar pacientes cardiopatas antes da prescrição de exercícios físicos, tratamento de hipertensão arterial em idosos, doenças cardiovasculares em crianças, entre outros temas e atualizações na área.

“Sem dúvida será um momento de muita importância para o meio científico médico local para que possamos atualizar e compartilhar nossos conhecimentos. Convido todos da área de saúde a participar do evento”, afirma Marcelo Mouco. As inscrições para o 10º Congresso Amazonense de Cardiologia podem ser feitas pelo site: www.sbcam.org/xcongresso/

Data comemorativa

Dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames, levam a óbito aproximadamente 17,5 milhões de pessoas todos os anos, além de serem responsáveis por 30% de todos os óbitos por ano no Brasil. Daí a importância da criação de uma data específica para alertar sobre essas doenças.

 

 

Serviço:

O quê: 10ª edição do Congresso Amazonense de Cardiologia

Onde: Quality Hotel Manaus (Mário Ypiranga, 1090, Adrianópolis)

Quando: Dias 28 e 29 de Setembro

Horário: Das 8h às 18h

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *