Batalhão Ambiental apreende mais de 150 quelônios e ovos retirados de Área de Proteção no Parque Nacional do Jaú

Dois homens foram presos com quelônios e ovos que seriam vendidos em Novo Airão. Animais foram devolvidos ao habitat natural. Foto: Divulgação PM

Reginaldo Cardoso de Almeida, 37, e Everton Viana de Lima, 29, foram presos na noite desta sexta-feira (15) e uma adolescente 17 anos foi apreendida, acusados de crime ambiental. Ele estavam com 153 quelônios e 82 ovos, provavelmente de uma Área de Proteção Ambiental (APA), dentro do Parque Nacional do Jaú.

Segundo informações da equipe de policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (CPAMB), ambientalistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) relataram aos PMs que vinham recebendo diversas denúncias de que um grupo pessoas estaria entrando na reserva localizado no rio Jaú, próximo ao município de Novo Airão (distante 180 quilômetros de Manaus).

Eles faziam a captura e vendiam na cidade. Após buscas feitas de lanchas do batalhão, Reginaldo Cardoso e Everton Viana foram encontrados em uma canoa. Durante a revista, a polícia apreendeu 153 quelônios e 82 ovos.

Os homens foram flagranteados e encaminhados à Delegacia de Novo Airão para os procedimentos cabíveis. Os animais foram soltos novamente na reserva.

Parque

Localizado entre Novo Airão e Barcelos, o Parque Nacional do Jaú protege uma das maiores extensões de florestas tropicais úmidas contínuas do mundo.

É o único parque do Brasil que protege praticamente a totalidade da bacia hidrográfica de um rio de águas pretas, o rio Jaú. Os seus limites são demarcados pela bacia hidrográfica do rio Jaú e estendem-se até as águas do rio Carabinani, ao sul, e as dos rios Unini e Paunini, ao norte. O rio Negro forma o limite leste do parque. Ele foi criado em 1980.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *