Gilmar Mendes destaca trabalho da Justiça Eleitoral no primeiro pleito suplementar para eleger um governador

Presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, esteve acompanhando parte do pleito suplementar em Manaus. Na cidade, o ministro visitou uma seção eleitoral e acompanhou a votação paralela no TRE-AM. Fotos: PMS

De volta a Manaus para acompanhar o pleito suplementar que vai eleger o futuro governador do Estado do Amazonas, neste domingo (6), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, disse estar bastante satisfeito com o trabalho da Justiça Eleitoral integrada com demais autoridades e forças armadas.

“O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), em termos de logística, pode-se dizer que tem uma das eleições mais difíceis do Brasil. Sem dúvida temos obrigação de divulgar as peculiaridades deste trabalho, da força conjunta que reúne transporte de urnas eletrônicas em aviões, barcos, carros e embarcações. Aqui medimos as distâncias não em horas, mas em dias de deslocamento, numa ação muito efetiva e profícua”, falou Mendes, reconhecendo e agradecendo ao TRE, na pessoa do presidente do órgão, desembargador Yedo Simões, e a todos os colaboradores envolvidos no pleito, que é excepcional.

Quanto às decisões judiciais envolvendo o pleito, que chegou a ser suspenso por 8 dias, além do estresse causado nas vésperas das eleições, o presidente do TSE resumiu a questão numa frase: “entre mortos e feridos, se salvaram todos. Resolvemos bem uma tensão institucional”, completou.

Na entrevista coletiva no TRE, o presidente do TSE fez questão de frisar a seriedade da Justiça Eleitoral brasileira, que integra vários nichos do Brasil, de um país que dá orgulho e dá certo, mesmo em momentos de depressão de autoestima baixa. “Chamo atenção e agradeço ao trabalho de todos os servidores, voluntários, mesários, que somam mais de 35 mil pessoas que simplesmente fazem o exercício de servir ao Brasil, que são atores desta história”, falou o ministro, que tem retorno programado para Brasília às 16h45.

­Na rápida agenda, Mendes visitou uma seção eleitoral 0461, Zona 40, instalada na Secretaria de Fazenda (Sefaz), onde cumprimentou mesários, e conferiu a votação paralela que acontece no próprio Tribunal Regional, no Auditório Juiz Fausto Ferreira dos Reis (prédio anexo), sendo monitorado por câmeras filmadoras.

Gilmar Mendes esteve em Manaus no último dia 26 de julho, verificando os preparativos para a eleição, que é inédita no Brasil. É a primeira vez que se realiza um pleito suplementar para escolher um governador após a minireforma político eleitoral realizada pelo Congresso em 2015.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *