Festival Folclórico terá apenas 200 dos 700 policiais de outros anos. Jurados serão do Amazonas e bumbás definem escolha até sexta

roberio-alex-zezinho

O secretário estadual de Cultura, Robério Braga (esquerda), prefeito Alexandre da Carbrás (centro) e secretário de Cultura de Parintins, Zezinho Faria, durante a reunião de hoje em Manaus.

A segurança do Festival Folclórico de Parintins será feita por apenas 200 policiais, contra os 700 enviados pelo Governo do Estado nos anos anteriores. A decisão foi comunicada hoje (15/06), pelo secretário estadual de Cultura, Robério Braga, ao prefeito de Parintins, Alexandre da Carbrás. A festa acontece nos dias 24, 25 e 26 próximos.

“Autoridades de segurança haviam dito, em reunião anterior, que o mínimo necessário, por conta de folgas e o necessário descanso, seria de 430 policiais”, revelou Carbrás. O representante do Ministério Público Estadual do Amazonas (MPE-AM) na reunião, o promotor André Seffair, exigiu garantias de que isso será suficiente para segurança dos torcedores e integrantes dos bumbás. E se deu por satisfeito com as explicações.

 

Jurados

O prefeito pediu que dirigentes de Caprichoso e Garantido definam os critérios para escolha dos jurados até sexta-feira. “Eles terão que ser do Amazonas porque a Prefeitura, que aceitou organizar a festa para viabilizá-la, só tem condições de arcar com passagens entre Manaus e Parintins”, disse Alexandre da Carbrás.

A hospedagem dos jurados, que antes era feita em casas e barcos luxuosos, que navegavam durante o dia e ancoravam somente na hora das apresentações, será feita em casas já alugadas pela Tucunaré Turismo, uma das parceiras do Festival. “Nada de caviar e outras extravagâncias. Vamos fazer tudo com os pés no chão”, disse o prefeito.

Carbrás ficou com a incumbência de pagar luz e som do Bumbódromo, com custo a ser definido ainda hoje, em reunião com o proprietário da empresa Barra Som, conhecido por Barrinha, o mais tradicional fornecedor. “A Tucunaré fica responsável pela organização geral, no receptivo dos setores pagos, enquanto a Prefeitura fica com a parte das galeras (grátis)”, finaliza o prefeito.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Elisandro Almeida disse:

    E de um absurdo termos que conviver com esse cidadão secretario diz que de cultura do estado do Amazonas onde prevalesse a mais de 16 anos e nada tem feito pela cultura se e que sabe o que e cultura, pergunte a se ele conheçe bossa nova a historia da bossa nova, pergunte a ele se conhece Pixinguinha, jaco do bandolim, como pode um estado de 2 milhões de habitantes não ter um conservatório de musica para Bandolin, violão de 7 cordas cavaquinho ele deve esta triste pois o governo não liberou esse ano grana para ele joga fora em parintins o lava jato não vejo a hora de ver vcs por aqui… vão rouba o satanas