Campanha contra gripe terá 962 postos de vacinação em Manaus, neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza no próximo sábado, dia 30, o dia “D” de mobilização da 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B. Neste dia, serão montados 962 postos de vacinação em Manaus, com 4.500 profissionais de saúde atuando. Em Manaus, o público alvo para a imunização está estimado em 396.970 pessoas e a meta mínima, determinada pelo Ministério da Saúde, é imunizar 80% desse total durante o período da campanha, que será encerrada no dia 20 de maio.

A abertura da campanha será às 8h30, na Unidade Básica de Saúde Gebes Medeiros Filho, na Rua dos Pirarucus, n° 1000, Jorge Teixeira II – próximo ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Helena Walcott.

Além de pessoas com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas (aldeados), as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (como diabéticos, cardiopatas e doenças renais), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar o laudo médico, receita, carteirinhas dos programas de saúde, prescrição médica ou outro documento que comprove a sua condição clínica para receber a vacina.

Após o dia “D”, a Semsa manterá as ações da campanha até o dia 20 de maio nas Unidades de Saúde com sala de vacina. A Semsa tem disponível 400 mil doses de vacina.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, informa que agendamento da vacinação do grupo prioritário impossibilitado de locomoção já está disponível e pode ser realizado pelo telefone 0800-280-8280 até o dia 20 de maio.

“A vacinação dos acamados acontecerá no período de 02 a 30 de maio, depois do agendamento por telefone. A Semsa vai trabalhar para vacinar o máximo possível de pessoas dentro do público alvo prioritário. Assim, vamos garantir uma melhor cobertura vacinal da população, reduzindo os riscos de uma epidemia da doença”, afirma o secretário, acrescentando que em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, a recomendação do Ministério da Saúde é adiar a vacinação até a resolução do quadro.

Gripe

A vacina contra influenza é trivalente constituída por vírus inativados, fracionados e purificados, portanto, não contêm vírus vivos e não causam a doença. Há contra indicação para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

A cada ano a doença pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas. A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar (transmissão direta) ou através das mãos ou objetos contaminados (transmissão indireta), quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A principal intervenção preventiva é a vacinação.

 

Veja também

Raiva é apenas um dos problemas do rio Unini. Há um surto de malária também, revela bióloga do ICMBi... Membros do projeto Jovens Protagonistas, do Governo Federal, na comunidade do rio UniniAna Figueiredo, 38, bióloga, há seis anos chefe da Reserva Extrativista (Resex) doUnini, começa esta entrevista ressalvando: "Escreve aí que a comunidade onde aconteceram os ataques d...
Prefeitura de Manaus vai contratar empresa de estágio para ofertar 2 mil vagas A Prefeitura de Manaus lançou edital para contratar empresa especializada no recrutamento e seleção de estagiários de nível médio e superior para atender as necessidades das secretarias e demais órgãos da administração municipal. O credenciamento das empresas interessada...
Foragidos do sistema prisional que atuavam como flanelinhas são presos no Centro de Manaus Robson da Silva Chaves, 31, e Denilson de Azevedo Lima, 37, respondem, respectivamente, por tráfico de drogas, associação ao tráfico e roubo. Foto: Roberto CarlosA Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) prendeu, na manhã deste sábado (16/12), dois homens f...
Policiamento ostensivo na cidade seguirá até o Carnaval, garante Amazonino Até o Carnaval de 2018, em fevereiro, todas as zonas de Manaus estarão cobertas pelo policiamento ostensivo que faz parte da nova política de segurança pública implementada pelo Governo do Amazonas. O anúncio  foi feito na manhã deste sábado (16/12) pelo gove...
Em 2018, horário de verão começará após as eleições e será mais curto O presidente Michel Temer um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a valer no primeiro domingo de novembro. Este ano, o horário de verão está em vigor desde o terceiro domingo de outubro.A data do final não fo...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook