Precipitação gera outra confusão na segurança, com mídias sociais disseminando a falsa informação de câmeras do Ciops desligadas

Os monitores das Câmeras do Ciops, todos com imagens da noite desta quarta-feira (22/07)

Os monitores das Câmeras do Ciops, todos com imagens da noite desta quarta-feira (22/07)

O secretário-adjunto do Gabinete Civil do Governo do Estado, advogado Sílvio Costa, foi procurado por uma amiga que se queixava de a filha ter sido seguida por um carro branco até a porta do condomínio onde moram. Numa conversa de WatsApp, Sílvio dizia que não havia câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) nos arredores do prédio, o condomínio Miami Beach, no Parque 10. Ela informou que as câmeras do prédio também estavam desligadas. Uma amiga da interlocutora, não identificada, mandou para a filha e amigas mensagem alarmante, afirmando que ocupantes do tal carro branco, cujas placas ninguém anotou, teriam estuprado dezenas de estudantes e estariam sendo procurados. Mas as câmeras do Ciops não poderiam ajudar, por estarem desligadas. Um Boletim de Ocorrência (BO), narrando o mal entendido, foi registrado no 7º DIP e o caso promete virar processo do Estado contra a mulher. Imagens das câmeras do Ciops, funcionando, foram distribuídas à noite.

 

Famoso

Sílvio Costa foi citado um dia antes por Francisco Bezerra, ex-presidente da Junta Governativa do Sindicato dos Rodoviários, como um dos responsáveis pelas vitórias na Justiça trabalhista da família Oliveira (Jaildo, Josildo, Givancir e Joisenildo). Isso apesar de o secretário-adjunto não atuar mais como advogado do sindicato. “Estou ficando famoso”, brincou, bem-humorado.

 

Sérgio Fontes

Até o secretário de Segurança, Sérgio Fontes, que tem usado bem a mídia convencional e as mídias sociais, em meio à crise provocada pelas mortes do fim de semana, teve que interferir para desmentir os boatos de desligamento das câmeras do Ciops. “Tenho uma equipe esperando para mostrar, a quem estiver interessado, as câmeras funcionando. Essa mulher espalhou terrorismo”, disse.

 

Cassiterita

A notícia da autorização para início da exploração da cassiterita em Autazes é, finalmente, uma grande notícia positiva para a economia estadual. O potássio, fertilizante agrícola fabricado a partir do minério, é matéria-prima fundamental na expansão do agronegócio.

 

Acidente

Thaysa Lopes, uma das vítimas do trágico acidente que vitimou quatro moças e dois rapazes, nos arredores da reserva Ducke, no amanhecer desta quarta-feira (22/07), digitou no FaceBook, pouco antes de sair para a balada: “Acho que vou mandar formatar minha vida. Pode ser vírus”. Familiares e amigos sofreram duramente o impacto da tragédia, motivada pela noite de álcool misturada com direção. Jovens vidas perdidas. Que recebam o lamento e as preces de todos.

 

Urubus

Minutos depois do acidente, ocorrido às 5h40, as redes sociais estavam cheias de fotos dos corpos dilacerados, estirados entre escombros do carro. Uma das fotos mostrava o que parecia votação em assembleia de trabalhadores. Eram centenas de braços levantados. Que queriam mesmo era filmar a tragédia no celular. Urubus. Essa ignorância e falta de pudor é crime. O Art. 122 do Código Penal diz: “Configura-se crime vilipendiar cadáver ou suas cinzas”. Pena: detenção de um a três anos e multa. Quem postou ou compartilhou ponha as barbas de molho.

Os celulares levantados para registrar as imagens que vilipendiam os cadáveres dos mortos no tráfico acidente

Os celulares levantados para registrar as imagens que vilipendiam os cadáveres dos mortos no tráfico acidente

 

Governadores

Está passando batida a reunião dos governadores dos Estados da Amazônia Legal, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, em Manaus, sexta-feira (24/07). Devem insistir na “Carta de Cuiabá”, que pede investimentos e maior proteção ao patrimônio natural da Região.

 

Zona Franca

Entre os nove Estados da Amazônia Legal estão os da Amazônia Ocidental, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, justamente os que mais dependem da Zona Franca de Manaus. E a reunião, na capital amazonense, é só um arranjo do Governo Federal para justificar, na Conferência do Meio Ambiente da ONU, em novembro, em Paris, alguma preocupação com a Floresta Amazônica. Quanto aos problemas do modelo de desenvolvimento da Região, não há pauta para o assunto. Incrível, mas não há.

 

Frase

Lourdes Marinho, que vive emplacando posts de sucesso no FaceBook, a partir de paisagens de Parintins e compartilhamento de frases de efeito, mandou mais uma: “Entre ter Alzheimer ou Parkinson prefiro Parkinson… É melhor derramar um pouco de cerveja do que esquecer onde deixei o copo…”

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ivanilda Ferreira Lima disse:

    Bom dia, acessei o portal para me informar sobre esta onda de terrorismo psicológico coletivo, fruto da irresponsabilidade de algumas pessoas. Muito bom saber que é crime e passivo de punição. Fico bem mais aliviada. Espero sinceramente que consigam conter esses criminosos.
    Obrigada
    MEU