Em nove anos de atividades, Samu recebe 750 mil trotes

Em nove anos de atuação em Manaus, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu mais de 2,9 milhões ligações, em que mais de 750 mil foram trotes.

“Essa é uma prática criminosa e que precisamos combater com firmeza. Existem formas de detectar um trote. O melhor é ter a população ao nosso lado, consciente de que a prática é criminosa”, declarou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto. Atualmente, o principal meio de combate aos trotes é a triagem feita por profissionais que avaliam o conteúdo do chamado e a veracidade das informações.

Atualmente, o Samu-192 funciona com nove bases terrestres, uma base fluvial e uma Central de Atendimento, onde concentra a regulação médica e o setor administrativo. O serviço também conta com um posto de atendimento no Complexo Turístico Ponta Negra e com a Central de Remoção – onde existem três ambulâncias de Suporte Avançado (USAs), com médicos anestesistas. São 56 Unidades Móveis para atendimento da população, sendo 34 USBs, oito USAs, 12 motolâncias e duas ambulanchas. Os números atendem às recomendações do Ministério da Saúde que estima uma USA para cada grupo de 450 mil habitantes e uma USB para cada grupo de 250 mil habitantes.

O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias na semana, com atendimento pré-hospitalar em casos de urgência e emergência, remoções inter-hospitalares, apoio de saúde a grandes eventos públicos, apoio de saúde a atividades das Polícias Militar e Civil, além de ser responsável pela coordenação das remoções com anestesistas que realizam exames de alta complexidade mediante agendamento prévio. O Samu também realiza cursos de primeiros-socorros para diversas entidades.

São mais de 950 servidores atuando no serviço, entre eles médicos socorristas, enfermeiros socorristas, técnicos de enfermagem socorristas, condutor de motolância socorrista, condutor de ambulância socorrista, psicólogo, assistente social, auxiliar de serviços gerais, operadores de rádio, telefonista, farmacêutico, arrais (prático de lancha), copeiro, lavadeiro e administrativos. Dentro do serviço, 98% dos profissionais são concursados.

Para os pacientes crônicos, o serviço conta com o apoio do SOS Vida, com agendamento prévio e transporte realizado por vans adaptadas e ambulâncias. São oito mil remoções por mês.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *