Projeto ‘Esqueça um livro’ é lançado nesta terça-feira em Manaus para incentivar a leitura

Paradas de ônibus  e praças são locais em que o tempo convida a uma pausa para espera, ou até mesmo à leitura. Pensando nisso, será lançado nesta terça-feira (08/07), no Centro de Manaus,  o projeto “Esqueça um livro”. A ideia é que obras literárias nacionais e internacionais sejam deixadas em locais públicos.

livro

O best selller “A menina que roubava livros” será uma das primeiras obras ‘esquecidas’.

Para começar a espalhar literaturas pela cidade, a organizadora da ação em Manaus, a startup Livre Cultura, irá levar livros para lugares de trajeto de pessoas comuns. O primeiro local a receber a iniciativa será o terminal de ônibus da Praça da Matriz. Em agosto e setembro, praças, avenidas principais  e paradas de ônibus das zonas leste e norte vão ser os alvos da proposta. “A ideia é inspirada no conceito de BookCrossing, criado nos EUA no começo dos anos 2000. Começou a ser executada em São Paulo no ano passado e aqui em Manaus queremos estimular mais adeptos”, disse a líder da startup Livre Cultura e organizadora da ação em Manaus, Angela Fernandes.

Combinando leitura e urbanidade, o conceito convida os leitores a “esquecerem” livros em locais públicos, para que outras pessoas encontrem, leiam, e voltem a abandoná-los, numa espécie de cadeia em favor do acesso à leitura. Atualmente há diferentes versões do BookCrossing espalhadas por cidades do Brasil e do mundo.

A organizadora ressalta que esta ação é realizada em vários lugares do Brasil com sucesso. “Cada cidade que adere ao ‘Esqueça um livro’ se transforma em uma grande biblioteca. Livros ainda são itens que pesam no bolso e infelizmente alguns autores dentre os mais vendidos, tendem a ser mais caros no preço médio. Queremos que os livros cheguem até pessoas que não teriam condições de comprá-los”, disse Angela.

Como participar?

Para participar basta esquecer um livro num local público. É importante deixar um bilhetinho dizendo que aquele “esquecimento” faz parte de um projeto pra que quem encontre, dê continuidade, e compartilhar foto do momento do esquecimento na fanpage da Livre Cultura.

Os primeiros livros a serem esquecidos serão do autor amazonense Milton Hatoum, a obra Dois Irmãos e o best-sellers  como “A menina que roubava livros” de Markus Zusak.

 

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Silva disse:

    Bom ver esse tipo de ação na nossa cidade. Que apareçam mais dessas.