CRO-AM faz alerta e lança campanha contra uso irregular de aparelho ortodôntico que pode levar a perda de dentes

O Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO-AM)  iniciou, nesta semana, uma campanha de conscientização contra o uso indevido de aparelhos ortodônticos e acessórios como ligas e fios, sem o acompanhamento de um ortodontista. 

De acordo com a presidente do CRO-AM, Vera Louzada, a prática pode resultar em problemas graves como dor, perda óssea, movimentações dentárias indesejadas e até perda dos dentes.

Vera Louzada destaca que pacientes estão utilizando ligas coloridas como acessórios de moda, muitas das vezes compradas e colocadas sem acompanhamento do ortodontista. “Os danos podem ser irreversíveis, podendo levar até a perda dos dentes. Somente o ortodontista pode instalar e fazer qualquer mudança no aparelho. As ligas, por exemplo, possuem uma finalidade específica, não podem ser usadas ou trocadas apenas por uma questão de modismo”, disse.

As ligas coloridas viraram acessório de moda, mas podem levar à perda de dentes,

As ligas coloridas viraram acessório de moda, mas podem levar à perda de dentes,

Ela destaca que o CRO-AM flagrou, em Manaus, vendedores ambulantes comercializando elásticos e borrachas utilizadas para a manutenção de aparelhos ortodônticos. “Esse problema já tem sido registrado em alguns estados e a medida que confirmamos esse comércio ilegal estamos repassando a denúncia para os órgãos competentes, como a Vigilância Sanitária, Policia Civil e Ministério Público para as providências cabíveis”, disse.

Segundo ela, há casos de pessoas que ficaram com os dentes totalmente soltos, com a raiz fora do osso e presos somente pelo aparelho. “Nós acreditamos que as pessoas que se submetem a esses serviços por falsos profissionais não sabem dos riscos que estão correndo. Nós também pedimos apoio dos pais e responsáveis para que atentem para esse uso indevido”, afirmou.

A ortodontia é uma especialidade que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.  “O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda. Para ser um ortodontista, o cirurgião-dentista passa por um curso de especialização que dura em torno de três anos, além dos cinco anos da graduação”, informou.  

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *