Rompimento com Hissa tira Arthur da disputa do Governo do Estado. Prefeito e governador são os principais cabos eleitorais de 2014

O rompimento com o vice-prefeito Hissa Abraão, que demitiu da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), na segunda-feira (16/12), tira o prefeito Arthur Virgílio da disputa do Governo do Estado, em 2014. Ele teria que renunciar ao cargo e daria dois anos de mandato a Hissa, abrindo totalmente a retaguarda política.

Arthur estava se animando a entrar na disputa. Embora tenha dito várias vezes que disputar seria “uma traição” para com o povo de Manaus, o prefeito vinha sendo estimulado discretamente por vários atores políticos. O próprio governador Omar Aziz não era contra. Vários prefeitos do interior chegaram a ir ao gabinete dele, no Palácio Rio Branco, conversar sobre a possibilidade. O ex-secretário particular Dommarques teria sido escalado para sondar apoios no interior. Aí vieram as declarações de Hissa, afirmando que o partido dele, o PPS, o quer na disputa governamental.

Hissa, ao contrário de Arthur, não precisa se desincompatibilizar para disputar o comando do Executivo amazonense. Basta que peça uma licença, anunciando explicitamente que não poderá substituir o prefeito nas viagens que este fizer. A partir daí, ele estará oficialmente compatível com a legislação e, quando terminar o pleito, pode tranquilamente voltar a ocupar integralmente o cargo.

Arthur e Omar, que aparecem em pesquisa nacional do Ibope, feita para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), como os prefeito de capital e governador com melhores índices de popularidade no País, são os dois principais eleitores do Amazonas em 2014.

Omar pode apoiar tanto o vice-governador José Melo quanto o senador Eduardo Braga. Os dois são do mesmo grupo político. Arthur tem como melhor opção a deputada federal Rebecca Garcia, que também pode acumular o apoio do governador, num possível segundo turno.

Braga, Hissa e Rebecca são os três candidatos com maior chances de entrar na disputa do ano que vem.

Veja também

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Paulo Silva disse:

    Nao tem pra ninguem! Dudu na cabeça!!!

  2. edilson disse:

    O Hissa se precipitou em querer um cargo majoritario, claro que ele nao ganha pra governo, ele deveria aproveitar e agradecer por estar ao lado do Artur e ganhar mais experiencia. governar a cidade ao lado do prefeito durante 6 anos ai ele vinha pra prefeito e artur governador,,, ai sim ele estava pronto pra voar mais alto… o Artur fez a escolha certa nao disputar o governo esse ano mesmo sendo favorito… Hissa nao jogue fora a chance que o Artur esta lhe dando…

  3. Alberto Lima de Andrade disse:

    O único nome que pode derrotar o Eduardo Braga é o Arthur os outros não tem chance. Porém o Arthur apesar de esta la em cima nas pesquisas (não sei por que)não vai ser fácil derrotar o Eduardo ele trabalhou muito.Eu voto no Eduardo!