A viagem pela costa californiana, que começamos a mostrar na semana passada, percorrendo a Highway 1, também conhecida como US-1 ou Pacífica, exige tempo disponível e paciência. Um descuido e o GPs te empurra para uma Free Way e tudo vira só mais uma viagem longa de carro. O negócio é perseguir a estrada litorânea e desfrutar da paisagem, atento às variações do caminho. As cidades de Monterey e Carmel by the Sea por exemplo, estão distantes entre si cerca de 15 quilômetros e são ligadas por uma estradinha particular famosa, que não deve faltar em nenhum roteiro na costa californiana: é a 17-Mile Drive, que atravessa a Del Monte Forest e Pebble Beach, um misto de chácara e condomínio de alto luxo, padrão EUA, além de um dos principais destinos dos apreciadores e praticantes de golfe.
Para entrar na estrada paga-se um pedágio de US$ 9 por carro e você ganha um mapa com todos os pontos de interesse ao longo do percurso… e são muitos.
Logo no início do percurso há um mirante do qual é possível ver a Monterey Bay e as montanhas de Santa Cruz. Depois de passar pelas colinas de Huckleberry (Huckleberry Hill), um dos pontos mais altos da estrada, você chega na Spanish Bay, onde o explorador espanhol Dom Gaspar de Portolá aportou em 1769 antes de chegar a Monterey Bay.
Mais adiante há o Point Joe e a Bird Rock, uma pedra no meio do mar que serve de local de descanso para aves e leões marinhos. É onde carregar material fotográfico pesado, com tripés e lentes teleobjetivas, ou mesmo um binóculo poderoso, vale a pena. Os leões marinhos fazem muito barulho, mas é impossível vê-los a olho nu.
Continuando pela estrada, você chega ao Cypress Point Lookout, que oferece uma bela vista da costa do Pacífico e, depois, ao The Lone Cypress, um cipreste solitário de 250 anos, localizado na ponta de um rochedo e que virou uma das imagens mais simbólicas de Pebble Beach e uma das plantas mais fotografadas do mundo.
Um pouquinho mais adiante há The Ghost Tree, os ciprestes que já secaram e formam silhuetas sinistras, com seus ramos secos e contorcidos.
Por todo o trajeto você se depara com mansões, alguns resorts exclusivos e campos de golfe profissionais.
Mapa da 17-Mile Drive
1 – Shepherd’s Knoll
2 – Huckleberry Hill
3 – Poppy Hills Golf Course
4 – The Inn& Links at Spanish Bay
5 – Spanish Bay
6 – The restless sea
7 – Point Joe
8 – China Rock
9- Bird Rock Hunt Course
10 – Bird Rock
11 – Seal Rock Picnic Area
12 – Spyglass Hill Golf Course
13 – Fanshell Overlook
14 – Cypress Point Lookout
15 – Crocker Grove
16 – The Lone Cypress
17 – The Ghost Tree
18 – Pescadero Point
19- The Lodge at Pebble Beach
20 – Peter Hay Par-3 Golf Course and 100th U.S. Open Monument
21 – Pebble Beach Equestrian Center
Carmel by the sea, a cidade onde um Rolex é o relógio de rua
A 17 Mile Drive termina em Carmel by the sea, uma pequena cidade turística que parece de brinquedo de tão arrumadinha. Balneário abastado dos norte-americanos, é tão chique que os policiais andam de motos BMW e relógio público é o Rolex, exposto numa de suas esquinas. O centrinho é repleto de lojas e galerias de arte e oferece muitos hotéis e bons restaurantes. No verão, fica quase impossível conseguir hospedagem, se não for reservada com antecedência, e os lugares à mesa são disputadíssimos.
A cidade também ficou famosa por ter tido como prefeito o ator Clint Eastwood, de 1986 a 1988. Ele deitou um olhar de diretor cinematográfico sobre Carmel e o resultado ajudou a torná-la ainda mais bela.
No próximo post, vamos continuar a viagem mostrando o Big Sur, um dos trechos rodoviários mais cênicos do mundo, até Santa Barbara, uma bela cidade praiana, já nos arredores de Los Angeles.
É realmente fascinante uma viagem desta, gostei do asfalto, parece o asfalto das nossas rodovias federais.
RESPOSTA:
Pois é, igualzinho (rsss).
Muito bom. Vou tentar encontrar esse caminho sem me perder. Qual a câmera que você usou? As fotos ficaram fantásticas. Parabéns.
RESPOSTA:
Usamos duas câmeras Sony, do tipo Cyber-Shot, e uma Olympus 30 X wide.
Amazing….
Viagem maravilhosa, paisagens lindas. Vou continuar acompanhando.
Morei nos Estados Unidos muitos anos e quando vejo estas magnificas fotos vejo o desprezo de nossas vias, já pensou Marcos, se os impostos que pagamos fosse bem empregados, acredito que os locais mostrados in USA, não nos faria inveja.
Amei suas fotos. Lugares lindos! Maravilhosos! Uma viagem para quem não pode viajar.
Obrigada!
Mascos, estou complementando nosso planejamento através do seu Blog. Saindo cedo de San Francisco, parece que o indicado é almoçar em Monterey… e depois, no mesmo dia, dá para chegar até onde? o Aquario vale a pena mesmo, ou é dispensável? obrigado. Anselmo Belem Pará.
RESPOSTA:
Vale a pena passar no Aquário sim. Mas o melhor é dormir em Carmel, passando pela estradinha de 17 quilômetros que liga as duas cidades. Não esqueça de reservar uns três dias para San Francisco e o Napa Valey. É, para mim, a melhor parte da viagem.
Você leu todo o nosso material? Veja no link ESPECIAIS e procure as matérias que têm esses títulos:
Nas curvas da lendária Highway 1, de Santa Bárbara a Los
Angeles (parte 4)
Nas curvas da lendária Highway 1: de Carmel a Santa
Barbara (parte 3)
Nas curvas da lendária Highway 1, de Monterey a Carmel (parte 2)
Califórnia: Nas curvas da lendária Highway 1, de San Francisco a Los Angeles (parte 1)
San Francisco, da Golden Gate aos vinhos do Napa Valley, em meio a cartões postais conhecidos mundialmente
MARCOS ESTAMOS INDO PARA LAS VEGAS E DEPOIS FAREMOS ESTA ROTA DE CARRO.
DE LAS VEGAS ATE LOS ANGELES DE CARRO VALE APENA?
NOSSO DESTINO E´SAN FRANCISCO .
QUAIS CIDADES PODEREMOS PERNOITAR QUE VALE APENA.TEMOS 12 DIAS PARA FAZER VEGAS ATE SAN FRANCISCO.
OBRIGADA ,
ABRCS.
RESPOSTA
Olá Angela. A estrada entre Las Vegas e Los Angeles atravessa o deserto e tem poucas opções de cidades. Você pode fazer esse trecho de avião. Entre Los Angeles e San Francisco, a Pacífica (Highway 1) vale muito a pena. O percurso está todo detalhado nos quatro posts publicados no portal, mas saímos de San Francisco. Fiquei em Los Angeles (3 dias), Santa Barbara (2 dias) e Carmel (1 dia).