Balanço Social

Só a participação cidadã é capaz de mudar o país.

(Herbert de Souza)

 

É crescente a demanda da sociedade civil por mais transparência na prestação de contas dos administradores públicos. As expectativas aumentam ainda mais quando se trata de divulgar os resultados sociais efetivos da ação do governo na vida das pessoas. Até mesmo organismos de controle têm se juntado a este movimento de cidadania que tenta estabelecer novas práticas de transparência na gestão pública e responsabilidade social.

Segundo essa corrente, o Estado Social moderno não deve atuar somente como indutor de desenvolvimento econômico, mas, sobretudo, definindo estratégias para a melhoria da distribuição das riquezas e aplicação eficiente dos recursos públicos disponíveis. Em suma, o governante deve equalizar as metas econômicas com as metas sociais.

Mas como o Estado pode informar à sociedade o que está sendo feito no campo da responsabilidade social de forma continuada, possibilitando a análise de seu comportamento ao longo do tempo, inclusive indicando os recursos alocados na melhoria da qualidade de vida das pessoas?

O Balanço Social apresenta-se como uma saída técnica possível para demonstrar o valor social agregado às comunidades por um determinado governo. Trata-se de ferramenta de gestão e transparência, capaz de mensurar o resultado das atividades governamentais que resultaram em progresso social.

Segundo o sociólogo Herbert de Souza (2006), a importância do Balanço Social é demonstrar quantitativamente e qualitativamente o papel desempenhado pelas entidades no plano social, tanto internamente quanto na sua atuação na comunidade. Os itens dessa verificação são vários: educação, saúde, atenção à mulher, preservação do meio ambiente, melhoria na qualidade de vida e trabalho de funcionários, apoio a projetos comunitários, erradicação da pobreza, geração de renda e de novos postos de trabalho.

Alguns Estados da federação vêm adotando por meio de Leis Estaduais o Balanço Social como parte obrigatória da prestação de contas anuais, inserindo de vez a responsabilidade social no primeiro plano da discussão política. De forma sintética, o Balanço Social confronta os recursos disponíveis em um período com suas aplicações sociais, divididas em a) indicadores sociais internos, b) indicadores sociais externos, c) indicadores ambientais e d) indicadores do corpo funcional.

O governo Omar Aziz, mais do que qualquer outro, tem demonstrado verdadeira preocupação em exercer o papel de Estado Social, por isso tem a oportunidade histórica de implantar essa mudança. Afinal, tempos modernos exigem transformações e adequações para o aprimoramento das relações entre Governo e sociedade a fim de que ambos possam evoluir em harmonia.

Junior Brasil

Junior Brasil

* Júnior Brasil é Perito em Contabilidade e Finanças, especialista em administração Pública e Mes...

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *