Ponta Negra privatizada ou concedida? Não importa. Lupa na Piu Invest

A Ponta Negra acaba de ser privatizada. Não importa a semântica do presidente do Implurb, Manoel Ribeiro, afirmando que se trata apenas de “concessão” e que o imóvel será retomado em 20 anos. Verdade é que uma empresa privada, a Piu Invest Empreendimentos e Incorporações S/A., vai administrar o logradouro mais cobiçado do Amazonas.

Vi a reforma. Ficou muito boa. A Ponta Negra volta a ser um cartão postal que traz orgulho ao manauara. Lamentável que a obra não tenha a continuidade esperada, por falta de recursos para a segunda etapa, o que levará a uma interrupção muito prejudicial. De um lado, até o anfiteatro, ficará uma obra novinha em folha, moderna, bem iluminada, com um chafariz que lembra o do hotel Bellagio, em Las Vegas (EUA), enquanto, do outro, luz de boate, piso quebrado, banheiros imprestáveis, área de lazer caótica etc.

Ainda resta uma atenção redobrada do Ministério Público Estadual (MPE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na fiscalização da licitação. E, depois, se tudo estiver correto, o público em geral fica na responsabilidade de exigir uma manutenção impecável da Piu Invest – que, aliás, parece ter surgido do nada ou então é totalmente analógica, uma vez que não aparece em lugar nenhum da Internet, embora seja a responsável pela administração do UAU Shopping São José.

Os pontos para restaurantes e quiosques da Ponta Negra estão determinados no projeto arquitetônico da obra. Caberá aos escolhidos pela Piu Invest adaptarem-se a pré-requisitos, que não podem ser esquecidos, sob pena de desvirtuar a concepção de Roberto Moita inteira.

O Amazonas assistiu à privatização do BEA, que virou Bradesco, e da Cosama, que virou Águas do Amazonas. Agora, no momento em que a Ponta Negra é “concedida”, os tempos são outros. Cabe a nós, e à nossa fiscalização, provar isso. Lupa na Piu Invest.

Veja também

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. André Maués disse:

    Marcos, como assim não será dada continuidade à segunda etapa? O prefeito anunciou recentemente que as obras iriam ser iniciadas imediatamente, com previsão de conclusão para outubro de 2012. Além disso, o contrato de concessão da Piu também vale para a segunda etapa. Gostaria de mais detalhes sobre essa falta de recursos, caso seja possível. Se realmente a Ponta Negra não for inteiramente reformada, conforme o projeto original, será um dos maiores atestados de incompetência da gestão municipal. O abismo entre os dois lados seria rídiculo de tão grande. Pior ainda, creio que manutenção desta parte reformada não se manteria ao longo do tempo, tendo como vizinho o restante do complexo abandonado(2/3 do total, diga-se de passagem). Ainda assim, não seria o primeiro absurdo que veríamos em Manaus, uma cidade que parece a cada dia ser mais maltratada…

  2. Enola homes disse:

    Marcos ,que absurdo o Amazonino como sempre trazendo gente e empresas de fora p/enriquecer com o dinheiro dos indios daqui,tudo esquema.Uma obra milionária, paga com nosso dinheiro ,entregue prontinha p/os mineiros ganharem dinheiro.
    Esse Manuel Ribeiro ,que ele ressucitou, é uma vergonha,um retrocesso p/Manaus.

  3. Joao Oliveira disse:

    Marcos, foram dois ressuscitados. Amazonino e Manoel Ribeiro. Estamos de olho nesta nova modalidade de privatização (disfaçada): a das praças e logradouros publicos. Isso é inaceitável. O povo de Manaus, tem a obrigação de dar a resposta nas eleições do ano que vem.