Mesmo fator que levou Alfredo ao Ministério pode tirá-lo do Senado: João Pedro

A revista Veja sabe, pelo histórico das denúncias que faz, não ser possível derrubar ninguém com uma única matéria. Quem a acompanha já viu que uma denúncia como a que publicou contra o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, esta semana, nunca esgota todo o arsenal acumulado. Sempre fica alguma coisa a mais para a semana seguinte. Se o Governo Federal tivesse entendido isso adotaria, desde bem antes, o critério de afastamento do denunciado para averiguação. Foi assim que a revista agiu, para ficar nos casos mais recentes, com José Dirceu, Antonio Palocci, no Governo Lula, e Palocci, de novo, agora no Governo Dilma. Será assim com Alfredo Nascimento.

A Controladoria Geral da União (CGU), que o próprio Alfredo convocou para comandar as investigações em sua pasta, já disse que fará “uma auditoria aprofundada”. lembrando que o ministério possui um “histórico de irregularidades”.

Os problemas de Alfredo, porém, não param na possibilidade de saída do Ministério dos Transportes. Ele está lá por conveniência do PT, que ganha uma (preciosa) vaga no restrito quadro de 81 brasileiros que compõem o Senado da República. E para um amigo de Lula, o senador João Pedro.

Esse fator, porém, pode acabar se virando contra Alfredo, na hipótese de as denúncias se avolumarem e ficar impossível separar o ministro delas – a estratégia do “não sei nunca vi” dá certo para Lula e para mais ninguém.

Demitido, ele voltaria ao Senado e João Pedro retornaria a Manaus, certo? Errado. O compromisso do PT é mais com essa vaga que com o PR. Bastará o mínimo de corpo mole para que DEM e PSDB emplaquem uma investigação do ministro pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar do Senado. Daí para a cassação seria um passo. E a vaga estaria, agora em definitivo, no colo do PT.

João Pedro, portanto, hoje é o principal fator de permanência de Alfredo no Ministério dos Transportes. Mas pode, amanhã, se tornar seu principal adversário, na busca partidária por manter a vaga no Senado.

Veja também

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. regina guterres disse:

    Nunca o Amazonas esteve tão mal representado no Senado como agora. Os Senadores que lá estão,são farinha do mesmo saco, isto é, levando em conta o que se ler na imprensa falada e escrita.Imaginem o Eduardo escolhido
    Ministro, quem ocuparar o seu lugar? É brincadeira, parece até pesadelo, nimguém merece.

  2. Guilherme Pessoa disse:

    Se o titular Alfredo for cassado, os seus suplentes por tabela tb não seriam cassados?

  3. Horley disse:

    É por isto que o João Pedro puxou tanto o saco do Lula.Ridículo.Da Dilma não sei o que ele vai puxar.