Emerson x David no contexto dos desafios

O ex-levantador de toadas e compositor do Garantido Emerson Maia lançou, há duas semanas, “A fábula do rouxinol”, como desafio-desabafo contra a transferência de David Assayag para o Caprichoso. Neste fim de semana veio a resposta. O próprio David, em parceria com Adriano Carcaça e Benetti, compôs “Rouxinol afinado que não é cantor de brega”. Confira as duas, com as respectivas letras:

A Fábula do Rouxinol

Emerson Maia*

Rouxinol era um cantor que cantava alegremente

Em urubu se transformou

Deu o bote da serpente

Sacaneou, fez chorar muita gente

Mudou de cor

Não come mais semente

Chia, chia urubu, chia em cima da carniça

Não te esquece da hiena para rir da tua cobiça

Voa, voa urubu

Voa alto lá no céu

para ver tua besteira

Teu ridículo papel

Xô, xô, xô, sai urubu

vai cumprir a tua sina

Traiçoeiro rei uru, ave de rapina

fabula-do-rouxinol (clic para ouvir)

Rouxinol afinado que não é cantor de brega

David Assayag/ Adriano Carcaça/ Benetti

Eu não sou cantor de brega

Eu sou Caprichoso

Não adianta timbalada

Eu tenho a minha Marujada

Eu sou Caprichoso

Ei contrário, foram mexer

Agora aguenta a porrada

É uma atrás da outra

Tô no Caprichoso

Tô feliz de novo

Aqui o pagamento

Não atrasa, só aumenta

Tem energia

Água e lanche pra galera

Não tem barriga na miséria

Agora é tarde não tem jeito não

É azul meu coração

Eu tenho filhos e mulher

Eu não vou viver levando pino mais daquele boi

Podem falar o que quiser

O Caprichoso reconhece o cantor que sou

Eles deviam ter vergonha na cara

Não adianta trazer toda essa cambada

Pra me ganhar no Festival

Tem que ter pressão

E um vozeirão

Muita afinação

Não adianta vir com roubo

Eu nao sou cantor de brega (clic para ouvir)

A toada de desafio é uma tradição no Festival Folclórico e até mesmo antes dele. Foi a origem do “cisma” no Boi Galante que deu origem a Garantido e Caprichoso.

Dizem que Lindolfo Monteverde rivalizava com Nascimento, na condição de Amo do Galante. Atravessava a cidade, da Baixa da Xanda (hoje do São José) à Francesa, por um estreito caminho no meio da floresta, para tirar os versos. Quando chegava, Nascimento, que morava ao lado do curral do bumbá, já havia assumido o posto.

Cheio dessa briga desigual, Lindolfo fundou o Garantido. E o Galante virou Caprichoso. Estava pronta a esteira de rivalidade.

Os dois bumbás se encontravam na rua e ficavam de longe, Lindolfo e Nascimento à frente, um cantando em desafio ao outro, sem microfone, só na base do gogó.

Aí tem outro mito que o compositor Chico da Silva, menino que cresceu no meio dos bumbás, resolve com facilidade. O de que os bumbás brigavam toda vez que se encontravam: “Quem brigava eram Zé Luiz, pelo Garantido, e Papagaio, pelo Caprichoso. Os dois eram compadres, mas, depois de beber um pouco, eles achavam os bumbás muito desanimados e saiam no tapa só pra animar. Até que um dizia ‘acho que já tá bom, compadre, vamos parar’. Era engraçado. O resto da ‘confusão’ era só no verso”, conta.

Chico, aliás, foi o responsável por trazer de volta o desafio, com a toada “Sonho de liberdade”, do Garantido (Boi Garantido, é histórico, é sabido/ Que mestre Lindolfo Monteverde/ Aos 18 anos de idade contigo sonhou/ Boi Garantido, sonho de Lindolfo Monteverde/ Do poeta a oitava maravilha/ Se realizou/ Toma a liberdade pro teu povo/ Vamos conquistar espaço novo/ Pra nação vermelha e branca tribal/ Vamos vencer, boi Garantido/ Vamos vencer, e o inimigo/ Fazer correr, para bem longe do teu curral/ Estamos aqui para o que der e vier/ Só tua vitória é o que a gente quer/ Vence meu novilho vencedor/ Briga meu garrote brigador/ Balanceai/ Desafiai/ Ginga meu boi (3x)/ Ê boi/ Brincar, brincar Garantido/ Como o teu mestre mandou/ Mostra pra nossa galera/ Que o mais querido chegou/ Fazendo inveja ao contrário/ Que sempre te invejou (2x)).

E deu o troco, ele mesmo, pelo lado do Caprichoso com “Contrário pávulo” (O contrário é só pavulagem/ Um gabola provocador/ Contar grandeza é sua mania/ E se vangloria de um falso valor/ É fanfarrão, arrogante/ Faroleiro, verdadeiro presepeiro/ E desdenhador/ Boi Caprichoso não recusa desafio/ Tem a força e tem o brio de um vencedor/ Caprichoso é alegria/ Caprichoso é sensação/ É campeão da terra/ E para ele a guerra é uma diversão/ Seus guerreiros estão prevenidos/ Sua trincheira está preparada/ Boi Caprichoso bota quente/ E não esfria/ Rodopia e silencia essa contrariada/ Que não briga e não brinca nada/ Ao som da toada…/ Brinca, brinca Caprichoso/ Com a galera e a marujada/ Esse contrário é enxerido/ Bota pra correr essa contrariada).
Há muita toada de desafio vindo por aí. E quando elas aparecem são um sinal seguro de festival animado.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. André disse:

    É isso ai David, o CAPRICHOSO lhe deu o valor que você merece o contrário está com inveja, arrasa com eles.

  2. Ary Cavalcante disse:

    esse tipo de desafio só vem esquentar ainda mais o nosso Festival e resgata uma antiga forma de provocar o contrário através dos versos e chavecos. parabéns Emerson e David.

  3. Izabele marinho disse:

    Essa toada vem pra arrassar com o povo contrario. Valeu Imperador da naçaao azul e branca.

  4. Andréa disse:

    Quer dizer que agora ele não é cantor de brega!!
    Mas por vários anos já foi?
    Cuspindo no prato que comeu!!
    Ninguém merece!!