
MPAM cumpre mandados contra agentes investigados após saída irregular de 23 militares. (Foto: Mauro Neto/Secom)
O Ministério Público do Estado do Amazonas deflagrou, nesta terça-feira (17), a Operação Sentinela para investigar a suposta facilitação na fuga de policiais militares custodiados no núcleo prisional da corporação, em Manaus. A ação inclui o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra agentes envolvidos no caso.
A ofensiva é conduzida pela 60ª Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial, com apoio da Diretoria de Justiça e Disciplina da Polícia Militar do Amazonas.
A investigação tem como foco a saída irregular de 23 policiais militares do Núcleo Prisional da corporação, registrada no dia 27 de fevereiro, no bairro Monte das Oliveiras, zona norte da capital. A irregularidade foi descoberta durante uma vistoria de rotina.
Após o episódio, 18 dos custodiados retornaram espontaneamente à unidade. No entanto, a corporação não detalhou o número total de presos que deveriam estar no local nem explicou como ocorreu a liberação sem autorização.
Diante do caso, a Diretoria de Justiça e Disciplina abriu procedimento administrativo, enquanto o comando da PM determinou o afastamento dos responsáveis pela custódia no período da ocorrência.
No dia 11 de março, uma oficial da corporação foi exonerada em decorrência do episódio, em decisão baseada em entendimento do Tribunal de Justiça do Amazonas e parecer da Procuradoria-Geral do Estado.