06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Suframa apresenta resultados do Zona Franca de Portas Abertas

Publicado em 12 de março, 2026

Suframa apresenta resultados do Zona Franca de Portas Abertas

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) apresentou, nesta quinta-feira (12), os resultados do programa Zona Franca de Portas Abertas (ZFPA) e realizou a entrega de certificados às empresas participantes da iniciativa. A reunião ocorreu na sede da autarquia, em Manaus.

O programa oferece visitas monitoradas e gratuitas às plantas industriais, terminais logísticos e institutos de tecnologia instalados no Polo Industrial de Manaus (PIM), permitindo que estudantes, pesquisadores e o público em geral conheçam de perto o funcionamento do modelo econômico da Zona Franca de Manaus.

Encontro

Durante o encontro, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou a importância da iniciativa para aproximar a sociedade das atividades desenvolvidas no polo industrial e evidenciar a diversidade de produtos e processos produtivos presentes na região.

Segundo ele, a iniciativa contribui para demonstrar, na prática, os impactos do modelo Zona Franca de Manaus no desenvolvimento econômico e social da Amazônia.

Implantado em 2022, o programa já atendeu 2.763 pessoas. Apenas em 2025, foram registrados 1.224 visitantes que participaram de visitas guiadas em indústrias, terminais logísticos e instituições tecnológicas que integram o programa.

O evento também contou com a presença do superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, do representante da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Pedro Monteiro, além de servidores da autarquia envolvidos na organização das atividades.

Iniciativa

De acordo com Frederico Aguiar, a institucionalização do programa foi uma medida importante para garantir a continuidade da iniciativa. A expectativa para 2026 é ampliar o público atendido em pelo menos 15% em relação ao registrado no ano anterior.

Atualmente, 14 empresas e instituições participam do programa: BMW Motorrad, BIC, BMW, Caloi, Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), FPF Tech, Moto Honda, Midea Carrier, Porto Chibatão, Samsung, Sidia, Super Terminais, Tutiplast e Yamaha.

SEO tags: #Suframa, #ZonaFrancaDeManaus, #PoloIndustrialDeManaus, #Indústria, #Amazonas, #DesenvolvimentoRegional

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.