07/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Previdência, todos à luta!

Publicado em 01 de fevereiro, 2017

Por Augusto Bernardo Cecílio

 

Em nota intitulada “Governo quer acabar com a aposentadoria do povo brasileiro”, o Sindicato do Fisco de Alagoas publicou em jornal documento da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) e seus sindicatos filiados em que tornam público o seu mais veemente repúdio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016 que, sob o falso pretexto de ajustar o sistema previdenciário, representa o desmonte da previdência dos trabalhadores brasileiros, que serão condenados, em sua maioria, a morrer sem ter direito à aposentadoria.

Por meio de uma milionária e enganosa propaganda, paga com o dinheiro da sociedade, o governo manipula os números para justificar e impor uma “reforma” que, na prática, significa o desvio “legal” de recursos da Previdência para financiar a especulação financeira.

O governo mente quando anuncia um déficit da Previdência considerando como fonte de receita tão somente a proveniente da contribuição previdenciária, omitindo as demais fontes de custeio, tais como COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), PIS-PASEP etc.

Ademais, omite o bilionário desfalque perpetrado por uma indiscriminada renúncia fiscal concedida aos mais diversos setores econômicos. E esconde, ainda, que nas últimas duas décadas foram retirados, em média, todos os anos, 30% do valor oriundo da CSLL, por meio da DRU (Desvinculação das Receitas da União).

O que pretende o governo, afinal? Está claro que o objetivo da PEC 287 é desmantelar o sistema público de previdência, para empurrar o trabalhador para os planos privados, drenando recursos públicos – que deveriam servir para melhorar a vida dos mais pobres – para beneficiar ainda mais os segmentos já privilegiados da economia.

A Fenafisco e os seus sindicatos filiados deixam claro, em documento, que lutarão com todas as forças contra essa Reforma da Previdência, por não aceitarem que o governo faça do Brasil um algoz do seu próprio povo. Por isso, denunciam e condenam a PEC 287/2016, ao tempo em que conclamam a sociedade brasileira a lutar pela sua rejeição absoluta.

O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) alerta a sociedade através de três spots: O governo quer acabar com a sua aposentadoria. Saiba a verdade sobre a Previdência que não te contaram. A Reforma transforma o Brasil em um dos piores países do mundo para se aposentar. As mulheres são as mais prejudicadas. Para a aposentadoria integral terão que trabalhar 49 anos, 19 além do previsto. Chamar de reforma um projeto que obriga as mulheres a trabalharem até a morte é uma violência. Saiba mais em http://aprevidenciaenossa.com.br.

“Eles falam em rombo, mas escondem bilhões que deixam de receber das grandes empresas. Só em 2015 foram 60 bilhões de reais em isenções fiscais para empresários. E agora vem dizer que está faltando dinheiro para a gente se aposentar? O governo deve cumprir o seu dever antes de mexer em nossos direitos”.

“O Brasil é um dos países mais ricos do mundo, mas essa riqueza está nas mãos de poucos. A Seguridade Social, que inclui o direito à aposentadoria, é uma forma de reduzir a distância entre ricos e pobres. Essa Reforma da Previdência acaba com o direito à velhice digna e segura e condena milhões de brasileiros à miséria para garantir os lucros dos banqueiros”. Resistir é preciso! Todos à luta!

 

*Auditor fiscal da Sefaz e educador

 

Veja mais notícias em Colunas
Autor
Augusto Bernardo Cecílio

* Auditor fiscal da Sefaz, coordena o Programa de Educação Fiscal no Amazonas.

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.