04/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Centros de Convivência abordam empoderamento feminino e inclusão

Publicado em 27 de fevereiro, 2026

Centros de Convivência abordam empoderamento feminino e inclusão

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) vai realizar uma ampla programação nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECF) e do Idoso (Ceci) durante o mês de março, incluindo o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) marca a luta das mulheres pelo empoderamento feminino.

Unidades

As sete unidades sociais, mantidas pelo Governo do Amazonas, vão homenagear as mulheres de várias formas: Com ações de embelezamento, cuidados com a saúde e a autoestima. No decorrer do mês, as frequentadoras dos centros vão participar de palestras, oficinas, rodas de conversa, apresentações teatrais e de danças, além de baile e passeios.

Nos serviços de embelezamento, as mulheres terão corte de cabelo, tranças, design de sobrancelha e penteados, assim como, esmaltação das unhas, maquiagem, massagem terapêutica, bazar; sorteios, distribuição de brindes e café compartilhado. Nas ações de saúde, as mulheres terão acesso ao serviço médico, obtendo encaminhamento para exame preventivo, mamografia, vacinas e teste rápido.

O terceiro mês de 2026 é marcado também pelas campanhas Março Lilás, de prevenção ao câncer do colo do útero; Março Laranja, que trata sobre conscientização e prevenção contra o bullying; o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, de combate ao preconceito contra pessoas com essa condição genética. Cada tema é tratado nos Grupos de Convivência dos centros.

Empoderamento feminino

De acordo com a coordenadora dos sete Centros de Convivência, Rita Abecassis, a programação de março é pensada de forma especial, dando ênfase ao empoderamento feminino, com palestras e rodas de conversas sobre a Lei Maria da Penha; sobre o empreendedorismo, destacando o papel da mulher na sociedade nas mais diversas áreas de atuação, além de oficinas para confecção de lembrancinhas e ações de embelezamento.

“O objetivo é comemorar a data e empoderar as mulheres frequentadoras dos CECF e Ceci, além de trabalhar a sociabilidade da população”, enfatiza a coordenadora, destacando o papel dos centros, como pontos de apoio e fortalecimento de vínculos para mulheres de todas as idades e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Seas

Administrados pela Seas, as unidades sociais, criadas para estimular o fortalecimento de vínculos sociais e familiares em várias áreas periféricas de Manaus, propiciam momentos de lazer, entretenimento e bem-estar aos frequentadores, ofertando atendimento que vão do psicossocial, aos grupos de convivência, passando pelas atividades esportivas, culturais, lazer e de qualificação profissional.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.