04/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Procon-AM testa aplicativo para modernizar serviços

Publicado em 25 de fevereiro, 2026

Procon-AM testa aplicativo para modernizar serviços

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) deu início à fase de testes de uma nova plataforma digital que visa modernizar a fiscalização e o atendimento ao consumidor no estado. O projeto marca o começo da transição estratégica do órgão para o ambiente digital, com foco na agilidade das ações, especialmente nos municípios do interior.

Nesta primeira etapa, o uso da ferramenta é direcionado exclusivamente ao público interno. Fiscais do instituto, equipados com tablets, passam a realizar os procedimentos de vistoria de forma on-line e em tempo real. O sistema permite a consulta imediata da legislação e o acesso instantâneo a dados cadastrais de empresas durante as inspeções em campo, otimizando o tempo de resposta das equipes.

Modernização

A modernização da autarquia prevê ainda que, com a conclusão do processo de aquisição de impressoras térmicas portáteis, os autos de constatação passem a ser emitidos no próprio local da inspeção.

A expectativa é que, em breve, o documento seja impresso e entregue ao estabelecimento no ato da fiscalização, com envio automático de uma via digital para o banco de dados do órgão. A medida busca reduzir a burocracia e dar mais celeridade aos processos administrativos.

Além da atuação em campo, o planejamento da atual gestão projeta a integração do sistema a painéis de inteligência de dados, como o Power BI. A ferramenta, que está em fase de idealização e desenvolvimento estratégico, permitirá o acompanhamento de indicadores detalhados, como o mapeamento de áreas com maior índice de infrações.

Digital

Segundo o Diretor-Presidente do órgão, Jalil Fraxe, a transformação digital é uma prioridade estratégica. “Tornar o Procon-AM totalmente digital é um passo fundamental para ampliar o alcance dos nossos serviços e garantir eficiência. Estamos implementando essa mudança de forma gradual e responsável, começando pelos testes na fiscalização”, destacou.

O cronograma de expansão do projeto ocorrerá em etapas. Em uma segunda fase, a ferramenta deverá ser disponibilizada ao público em geral para o registro de denúncias e reclamações via dispositivo móvel.

Em uma terceira etapa, o sistema será integrado ao setor jurídico e ao Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS), permitindo que cidadãos e empresas acompanhem o andamento de processos de forma on-line, fortalecendo a defesa do consumidor em todo o Amazonas.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.