06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Na Índia, ministro do Desenvolvimento Agrário conhece trabalho de pesquisa em bioinsumos e agroecologia

Publicado em 18 de fevereiro, 2026

Foto: Divulgação

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, visitou na manhã desta quarta-feira (18/2) o Instituto Indiano de Sistemas Agrícolas (ICAR), em Modipuran, no estado de Uttar Padesh. A visita acontece como parte da agenda da delegação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita de estado para estreitar e ampliar as relações do Brasil com a Índia.

Teixeira foi recebido pelo diretor do Instituto, Sunil Kumar, o Doutor A.K. Nayak, representantes do ministério da Agricultura da Índia e grande equipe. Os pesquisadores da instituição apresentaram o programa de agroecologia e bioinsumos, com a subsitituição de fertilizantes e pesticidas químicos por equivalentes biológicos para a produção de alimentos orgânicos.

Na Índia, 80% dos agricultores são pequenos proprietários, e os programas de agroecologia são adotados em larga escala, para redução de custos e menor uso de químicos

O ICAR desenvolve pesquisas e modelos agrícolas cuja adoção é levada aos agricultores pelos governos estaduais e por agricultores formados para atuarem como multiplicadores destas práticas.

As receitas de bioinsumos buscam usar ingredientes presentes nas propriedades, como esterco de vaca e plantas produzidas localmente, para melhorar a qualidade do solo e combater pestes sem a necessidade de fetilizantes químicos ou pesticidas. Os pesquisadores apresentaram várias alternativas naturais, com receitas simples adotadas pelos agricultores indianos.

O ministro Paulo Teixeira parabenizou o ICAR pelo trabalho na adoção da transição agroecológica em larga escala, alcançando centenas de milhares de agricultores. E sugeriu que, a partir dessa viagem do presidente Lula, sejam estabelecidos convênios entre o MDA e o Ministério da Agricultura da Índia, e também entre o ICAR e a Embrapa, a fim de promover o intercâmbio dos pesquisadores de ambos os países e a troca de experiências. “O Brasil tem muito a aprender com a experiência indiana com bioinsumos”, destacou o ministro, ao fim da visita.

Agência Gov

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.