
Foto: Divulgação/PC-AM
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu em flagrante, na quinta-feira (22), um homem indígena, de 64 anos, investigado por estupro de vulnerável. A vítima é uma criança de 10 anos. A prisão foi efetuada pela 47ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do município de Nova Olinda do Norte, localizado a 135 quilômetros de Manaus, com apoio do Departamento de Polícia do Interior (DPI).
De acordo com as informações policiais, o suspeito estava de passagem pela cidade há aproximadamente dois dias e recebeu abrigo na residência dos pais da criança. Conforme relatado pelo delegado Bruno Rafael, da 47ª DIP, o casal era conhecido do investigado. A oportunidade para o crime teria surgido quando os responsáveis pela menina estavam em outro cômodo da casa.
Segundo o delegado, após o suposto abuso, a madrasta da vítima ouviu a criança chorar. Ao acolhê-la, foi informada de que a menina sentia dores nas partes íntimas. No decorrer da conversa, o suspeito foi visto saindo do banheiro. Em relato à madrasta, a criança informou que o homem a teria tocado. Ao ser confrontado pela família, o indígena negou as acusações. Quando a família declarou que todos iriam à delegacia, o investigado tentou fugir, mas foi alcançado por populares.
A equipe da 47ª DIP foi acionada e, com o apoio do DPI que realizava diligências na cidade, efetuou a prisão em flagrante no bairro Centro. O diretor do DPI, delegado Paulo Magvinier, emitiu uma nota sobre o caso, sem mencionar o perfil do suspeito. “Infelizmente este é um caso que viola os direitos de uma criança, mas com o apoio da população nós conseguimos ter sucesso com essa prisão desse suspeito que vai responder pelo crime”, afirmou Magvinier, ressaltando a importância das denúncias para uma atuação policial célere.
O indígena foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável, conforme o artigo 217-A do Código Penal. Ele foi encaminhado para audiência de custódia e permanece à disposição do Poder Judiciário para os demais trâmites legais. A investigação continua sob a responsabilidade da 47ª DIP de Nova Olinda do Norte para a coleta de provas e apuração completa dos fatos.