06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governo destina investimentos para setores primário e social de Maués

Publicado em 30 de novembro, 2025

Foto: Arthur Castro/Secom

Durante a programação da Festa do Guaraná em Maués (a 276 quilômetros de Manaus), no sábado (29/11), o governador Wilson Lima realizou uma série de investimentos direcionados para o fortalecimento dos setores primário e social do município. As ações incluíram a entrega de equipamentos, insumos e ferramentas para impulsionar a agricultura e a piscicultura, além de benefícios sociais destinados a melhorar a qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade.

“Essas ações são fundamentais para a gente fomentar as atividades econômicas. Além das questões do setor primário, nós entregamos cadeiras de rodas para aquelas crianças que têm limitação de locomoção, têm limitação cognitiva, isso dá qualidade de vida para essas crianças, mas também para as famílias delas”, afirmou Wilson Lima.

Agricultura e pesca

No setor primário, o Governo do Amazonas entregou equipamentos, insumos e documentos essenciais para impulsionar a agricultura, a pesca e a piscicultura do município. A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) reforçou as entregas com 10 rolos de mangueiras de irrigação de 100 metros, 30 caixas de isopor de 170 litros, 30 motores estacionários de 5,5 HP, 10 pulverizadores costais, quatro motocultivadores e dois certificados digitais. Os equipamentos fortalecem cadeias produtivas estratégicas do município, especialmente agricultura e pesca.

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) realizou a entrega de uma máquina de fabricação de vassouras destinada a trabalhadores do setor primário, além de dois aeradores para piscicultores da região. Os equipamentos foram disponibilizados por meio do edital de Doação Onerosa, com subsídio de até 80%. Também distribuiu dez kits roçado, contendo facões, foices, enxadas, limas, machados e cavadeiras, e 300 mudas de café, ampliando o apoio à agricultura familiar local.

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) entregou 265 Cartões do Produtor Primário (CPP), cinco Cadastros Ambientais Rurais (CAR) e 32 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF). Os documentos são fundamentais para acessar políticas públicas, chamadas de comercialização, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa da Regionalização da Merenda Escolar (Preme), além de financiamentos.

A ação incluiu a entrega de quatro motores de polpa, sete canoas de alumínio, duas roçadeiras, um freezer, um forno e outros apetrechos utilizados na pesca artesanal.

Por meio da elaboração de projetos técnicos do Idam, o Governo do Amazonas repassou R$ 307 mil em crédito rural, viabilizado pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), destinado ao fortalecimento das atividades produtivas no município.

Social

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) entregou 15 kits contendo colete e capacete, ampliando a segurança de condutores locais. “É muito importante o benefício do kit, sem ele, a gente não trabalha seguro. Ele é fundamental para preservar principalmente a vida da gente, que é uma coisa que é indispensável”, afirmou o mototaxista Dailton Ferreira, de 40 anos, um dos beneficiados.

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) entregou 4,5 toneladas de alimentos, equivalentes a 500 cestas básicas, para famílias em situação de vulnerabilidade. Também foram distribuídos 100 kits bebê a gestantes entre 7 e 9 meses de gestação, fortalecendo ações de cidadania e apoio à primeira infância.

Foto: Arthur Castro/Secom

Auxílio Estadual e Crédito Rosa

A Secretaria de Assistência Social (Seas) entregou 500 novos cartões do Auxílio Estadual, ampliando o alcance do maior programa de transferência de renda da história do Amazonas, que já beneficiou mais de 4.900 famílias em Maués. A ação também distribuiu 2.400 absorventes higiênicos, do programa Dignidade Menstrual, para mulheres e meninas de 12 a 50 anos, inscritas no Cadastro Único.

Duas empreendedoras do município receberam cheques simbólicos do Crédito Rosa. Maués já soma 158 mulheres contempladas, com R$ 916 mil investidos no empreendedorismo feminino por meio do programa.

Cadeiras de rodas

Por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), Maués recebeu 15 cadeiras de rodas (modelos universal e postural infantil), além de 12 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e cinco Carteiras Intermunicipais (Passe Legal). As entregas integram o programa Inclusão sobre Rodas, que já ultrapassa 800 cadeiras distribuídas em todo o estado.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.