
Educação de Jovens e Adultos é celebrada na 28ª edição do Edeja
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na noite de quinta-feira, 27/11, a 28ª edição do Encontro dos Diretores da Educação de Jovens e Adultos (Edeja). O evento apresentou ações e projetos desenvolvidos em 2025 que impactaram positivamente a aprendizagem de mais de 17 mil estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal. A cerimônia ocorreu no auditório da Semed, localizado na avenida Maceió, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
Com o tema “Entre números e palavras: histórias que inspiram na EJA”, a iniciativa buscou incentivar o aprendizado significativo e fortalecer a autoestima dos estudantes, destacando avanços conquistados por meio da matemática e da leitura.
Durante a noite, foram premiados estudantes, professores e gestores que se destacaram na 18ª edição da Olimpíada de Matemática da Educação de Jovens e Adultos (Olimeja), com entrega de notebooks e troféus. A olimpíada tem como foco estimular o raciocínio lógico e a resolução de problemas do cotidiano. Também houve premiação dos destaques da 13ª edição do Círculo de Leitura e Escrita na EJA, reconhecendo participantes com troféus, medalhas de menção honrosa, certificados e brindes. A estratégia contribui para o fortalecimento da leitura como instrumento de transformação social.
“Este é um momento de reconhecermos todo o esforço da equipe gestora, dos pedagogos e dos professores para oferecer aos nossos estudantes metodologias de ensino que atendam às necessidades da EJA. Essas estratégias qualificam ainda mais a modalidade, contribuindo para o exercício da cidadania”, disse o diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Anézio Mar.
Cinco escolas também foram reconhecidas por seu desempenho na 11ª Municipíadas Noturnas da Semed, competição destinada aos estudantes do 1º e 2º segmentos da EJA, que contou com 943 alunos inscritos em 2025.
A gerente da Educação de Jovens e Adultos da Semed, Alina Bindá, ressaltou a importância da celebração. “A integração das premiações à 28ª Edeja reforça o valor do trabalho coletivo na gestão da EJA, reconhecendo o compromisso das equipes escolares que constroem diariamente espaços de aprendizagem e esperança. Mais que uma solenidade, esta noite foi de emoção, reflexão e valorização das trajetórias que compõem a modalidade”.
Em 2025, participaram da Olimeja aproximadamente 3.750 estudantes das 4ª e 8ª etapas, e cerca de 14 mil estudantes integraram o Círculo de Leitura e Escrita na EJA.
Entre as escolas premiadas, a escola municipal Deputado Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Bisneto, localizada no ramal do Pau-Rosa, BR-174, zona rural, conquistou o 1º lugar na 13ª edição do Círculo de Leitura e Escrita.
O gestor da unidade, Edil Sebastião Gama, celebrou o resultado. “Para a escola, essa conquista confirma o dever cumprido. Trabalhamos muito com nossos alunos e tivemos grandes ganhos pedagógicos. Cerca de 80% dos livros produzidos na ação foram escritos por eles, o que desenvolveu significativamente a leitura e a escrita. Para nós, isso é muito compensador e motivo de grande alegria”.