
Foto: Divulgação
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), abriu a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres durante o evento “Café com Elas”, realizado nesta segunda-feira no auditório Belarmino Lins. A atividade contou com a participação da procuradora especial da mulher da Casa, deputada Alessandra Campelo (Podemos), e reuniu cerca de 500 mulheres em uma agenda de sensibilização e fortalecimento da rede de proteção.
Cidade destacou o compromisso do Parlamento com políticas que asseguram acolhimento e orientação às mulheres. Ele lembrou que a criação da Procuradoria Especial da Mulher permitiu ampliar o atendimento diário a quem busca apoio e informações em situações de violência. Observou ainda que a iniciativa, idealizada por Alessandra Campelo e implementada em sua gestão, tornou-se um espaço de referência em orientação e acolhimento. Para o presidente, ampliar o empoderamento feminino e a consciência sobre direitos é essencial para prevenir novas violações.
A procuradora especial da mulher, Alessandra Campelo, ressaltou o apoio da presidência da Aleam e dos demais parlamentares às ações da Procuradoria. Ela afirmou que a Assembleia do Amazonas é hoje a unidade que mais realiza atendimentos diretos entre as procuradorias da mulher do país, com participação ativa na rede estadual de proteção. Também reforçou o compromisso da Casa em fortalecer iniciativas que ampliem o enfrentamento à violência.
A programação incluiu a palestra “De Mulher pra Mulher: Entendendo Nosso Corpo e Enfrentando Violências”, conduzida pela cientista social e mestra em antropologia Samya Fraxe, pesquisadora do corpo feminino e educadora somática. A especialista abordou temas como ciclo menstrual, menopausa, consciência corporal, saúde emocional e autodefesa simbólica, destacando o corpo feminino como fonte de autonomia e prevenção de violências.

Foto: Divulgação
No evento, a Assembleia também enfatizou as leis de autoria ou coautoria do presidente Roberto Cidade voltadas à proteção feminina. Entre elas estão normas que garantem atendimento especializado a vítimas de violência nas delegacias, divulgação do crime de importunação sexual no transporte público, criação do selo “Mulheres Seguras – Local Protegido”, priorização de mulheres vítimas de violência no Sine, incentivo ao emprego para mães solo, programas de apoio à saúde da mulher e diretrizes de prevenção à violência doméstica. Também constam medidas que asseguram direitos a vítimas em situação de privação de liberdade e iniciativas como o “Dia da Dignidade Menstrual”.
A abertura da campanha reforçou o papel da Aleam na articulação de políticas públicas e no fortalecimento da rede de proteção, com iniciativas que buscam garantir segurança, autonomia e dignidade às mulheres em todo o estado.
Assuntos relacionados:
#Aleam, #21DiasDeAtivismo, #ProtecaoÀMulher, #ViolenciaContraMulher, #DireitosDasMulheres, #ProcuradoriaDaMulher