06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Brazil National Pro desembarca em Manaus pela primeira vez em fevereiro de 2017 e carimba passaporte para o Abu Dhabi World Pro, nos Emirados Árabes

Publicado em 29 de setembro, 2016

Após meses de estudos e negociações, a Federação de Jiu-Jítsu de Abu Dhabi  (UAEJJF) e a Federação Brasileira de Jiu-Jítsu (FBJJ) definiram o próximo palco do Brazil National Pro de Jiu-Jítsu. A cidade de Manaus, no Amazonas, foi o local escolhido para sediar o principal torneio do calendário nacional da modalidade, que será realizado nos dias 11 e 12 de fevereiro, na Arena Amadeu Teixeira (Flores). O evento recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Além das premiações em dinheiro, marca registrada dos torneios organizados pela UAEJJF, os vencedores do Brazil National Pro também serão contemplados com pacotes para a disputa do Abu Dhabi World Pro, nos Emirados Árabes, em abril de 2017. A competição é uma das mais importantes do mundo e reúne os principais nomes do jiu-jítsu da atualidade.

“Foram meses de negociações. Estávamos entre Rio de Janeiro e São Paulo, mas surgiu a possibilidade de levarmos o evento pela primeira vez a Manaus e não pensamos duas vezes. É uma cidade que respira jiu-jítsu, grandes faixas pretas como Ronaldo Jacaré e Saulo Ribeiro saíram de lá. É uma terra que sempre apoiou o esporte e os atletas da modalidade, por isso estamos muito felizes em levar essa edição do National Pro para Manaus”, declara o ex-campeão mundial de MMA Rodrigo Minotauro, um dos diretores da FBJJ.

Turismo esportivo

Para o titular da Sejel, Fabricio Lima, Manaus vai surpreender ao ser sede do Brasil National Pro e o evento ainda vai contribuir com o turismo esportivo da Capital.

“É a primeira vez que vamos receber esta etapa tão importante e agradeço pela confiança e oportunidade. O Amazonas é um celeiro de bons lutadores e eles merecem esta oportunidade dentro de casa. Tenho certeza que todos os atletas de fora vão gostar muito da receptividade do nosso povo, da nossa cultura e dos nossos pontos turísticos. Até porque, encaro a competição não só como algo importante para o esporte, mas também como uma chance de colaborar com a nossa economia, uma vez que vamos movimentar hotéis, restaurantes, lojas, entre outros”, destacou.

Os atletas que almejam competir em Manaus têm a chance de diminuir seus custos e conquistar a vaga no tatame. Os torneios regionais organizados pela UAEJJ, em parceria com a FBJJ, como o Petrópolis International Pro (8 de outubro), Curitiba International Pro (19 de novembro) e Belém International Pro (26 de novembro) premiam os vencedores com passagens, hospedagens e incrições para o Brazil National Pro.

As inscrições para o Brazil National Pro poderão ser a partir de novembro, no site da UAEJJF (www.uaejjf.org).

Evento

Em 2009, por iniciativa do governo de Abu Dhabi – UAE, foi realizado o primeiro campeonato mundial da arte marcial de jiu-jítsu, o World Professional Jiu-Jitsu Cup, e suas seletivas, o Abu Dhabi World Trials. O evento recebeu um investimento de sete milhões contando com a presença de 500 atletas de 40 países, que conquistaram suas vagas em seletivas realizadas em 06 países.

O WPJJC reúne as seguintes categorias:

Masculino

Todas as categorias de Marrom e Preta;

Absolutos Leve e Pesado das Faixas Roxa;

Absolutos Leve e Pesado das Faixas Azul;

Absoluto Faixa Branca.

 

Feminino

Todas as Categorias Feminino, Roxa / Marrom / Preta

Absoluto Branca / Azul)

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.