05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

IGP-10 sobe em novembro impulsionado por carnes e produtos à base de soja

Publicado em 14 de novembro, 2025

IGP-10 sobe em novembro impulsionado por carnes e produtos à base de soja

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) registrou alta 0,18% em novembro, após ter avançado 0,08% em outubro. De acordo com os dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre), o índice acumula queda de 0,8% desde o início do ano e alta de 0,34% nos últimos 12 meses. No mesmo mês em 2024, o IGP-10 havia subido 1,45% no mês e acumulava alta de 6,07% em um ano.

Inflação

A inflação geral é composta por outros três índices menores. O principal deles, que representa 60% do IGP-10, é o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que subiu 0,15% no mês, após ter registrado queda de 0,04% em outubro. Os bens intermediários registraram uma aceleração de 0,25% para 0,32%, ante o mês anterior, enquanto que bens finais e matérias-primas brutas tiveram uma inflação de 0,1% e 0,08%, respectivamente, no mesmo período.

IPC

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) – que tem peso de 30% – apresentou uma desaceleração na comparação com o mês anterior. Ante outubro, essa inflação saiu de 0,48% para 0,21%, na pesquisa mais recente. O recuo na variação de três grupos – habitação (1,41% para -0,16%), educação, leitura e recreação (1,27% para 0,41%) e transportes (0,33% para 0,13%) – contribuiu para essa desaceleração.

No mesmo mês, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou 0,30%, após registrar crescimento de 0,21% em outubro. O grupo de materiais e equipamentos subiu de 0,27% para 0,39%, enquanto que os serviços recuaram de 0,15% para -0,10%. Já o grupo de mão de obra subiu de 0,16% para 0,23%. O INCC tem peso de 10% no IGP.

Economista

Na avaliação do economista do FGV/Ibre Matheus Dias, a alta mais forte nos preços de produtos da indústria de transformação no IPA, em especial os ligados a alimentos, como carne bovina, farelo de soja e óleo de soja bruto, foram os fatores que mais influenciaram a alta do IGP-10 em novembro.

“O INCC também apresentou avanço na taxa de variação mensal, como reflexo da maior pressão sobre a mão de obra técnica. Por outro lado, os preços ao consumidor registraram alta menos intensa em comparação com novembro, com destaque para o recuo nos preços de laticínios e frutas”, destaca.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.