06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

4ª edição do Compartilhando Histórias amplia em 51% distribuição de livros na zona Leste de Manaus

Publicado em 20 de outubro, 2025

Foto: Divulgação/IOA

A 4ª edição do projeto Compartilhando Histórias foi encerrada neste domingo (19/10), no Shopping Grande Circular, zona leste de Manaus. Nesta edição, o evento da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) aumentou em 51% a distribuição gratuita de livros em comparação ao ano anterior, saltando de 2.106 para mais de 3.190 exemplares doados à população.

O diretor-presidente da IOA, João Ribeiro Jr, destacou que o resultado reforça o compromisso do Governo do Amazonas em estimular o acesso à leitura e ao conhecimento. “O público prestigiou nosso evento. Vimos crianças, jovens e adultos participando e escolhendo seus livros. É mais um incentivo do governador Wilson Lima em atender o social da nossa população”, afirmou.

De acordo com a assessora do Centro de Documentação e Memória (CDM) da IOA, responsável pelo projeto, Glenda Rodrigues, o Compartilhando Histórias também registrou crescimento de 33% no número de visitantes, com 645 pessoas nesta edição contra 485 no ano anterior. “O fluxo foi muito mais intenso e o público demonstrou grande interesse em participar e levar livros para casa”, comentou.

Com 17 gêneros literários disponíveis, entre eles Legislativo, Poesias, Romances, Saúde, Didáticos, entre outros, o evento proporcionou variedade que serviu de estímulo à leitura.

Visitantes

Visitando o espaço para doação de livros do Compartilhando Histórias, a vendedora Rosivane Oliveira disse estar satisfeita com a iniciativa de distribuição de livros. “Quanto mais os livros são compartilhados maior é o conhecimento de todos nós, isso é uma ótima iniciativa”, declarou.

Gercilane Tamer contou que buscava livros para o filho de 8 anos e destacou o valor educativo do projeto. “Um momento de aprendizado, solidariedade e incentivo à leitura que fez toda a diferença, eventos como este só nos fortalecem”, afirmou.

Kit de leitura

Promovido pela Imprensa Oficial do Estado, o evento disponibilizou quatro mil livros de diversos gêneros literários. Ao final da escolha, cada participante recebia um kit de leitura, com bloco de anotações, marcador de páginas e um passaporte de leitura, para acompanhamento de leitura, espaço para autógrafos dos autores preferidos, e ainda onde podiam registrar suas impressões sobre as obras escolhidas.

Tags: ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.