24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Tarde Alegre do Caprichoso celebra gerações e anuncia 40 anos

Publicado em 20 de outubro, 2025

Tarde Alegre do Caprichoso celebra gerações e anuncia 40 anos

Criada em 1986, a Tarde Alegre Infantil emociona famílias e prepara comemoração especial de quatro décadas em 2026. (Foto: Michel Amazonas / Caprichoso)

Alegria, brincadeiras e muitas toadas marcaram a Tarde Alegre Infantil do Boi-Bumbá Caprichoso, realizada neste domingo (19), no Curral Zeca Xibelão. O evento integrou a programação dos 112 anos do bumbá azul e branco, em uma tarde dedicada à infância, à família e à preservação da cultura popular.

Criada em 1986, a Tarde Alegre Infantil é um dos projetos mais tradicionais do Caprichoso e deu origem à Escola de Artes Irmão Miguel de Pascalle. Em 2026, a iniciativa completará 40 anos de história, reafirmando seu papel na formação artística e cultural de crianças e jovens do boi negro da Amazônia.

A edição deste ano reuniu dezenas de famílias em um ambiente repleto de diversão, com brincadeiras, pipoca, algodão-doce e picolé. A ação é coordenada pelo Centro de Documentação e Memória Caprichoso (Cedem), em parceria com o Prodagin, projeto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Durante a festa, o Caprichoso prestou homenagem às crianças que estampam a capa do tema 2026, “Caprichoso, brinquedo que canta este chão”. No palco, o presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, apresentou os pequenos Miguel Souza, Iraê Beltrão, acompanhada da mãe, Ira Maragua, e João Mateus, representantes da nova geração azul e branca.

Para o coordenador da Tarde Alegre Infantil, professor Diego Omar, a celebração marcou um momento especial de transição. “Hoje é a última Tarde Alegre antes da próxima, que vai completar 40 anos. Segundo o Walter Lobato, a primeira foi em 1986. Então, ano que vem é pra comemorar quatro décadas dessa história. Foram seis Tardes Alegres antes do Festival e ainda tivemos essa de bônus, pra encerrar os 112 anos do Caprichoso com o público infantil. O curral estava cheio, com famílias e crianças que sabem que aqui é um espaço acolhedor. É uma alegria imensa”, afirmou.

Entre os participantes estava o pequeno Carlos Miguel, de seis anos, conhecido carinhosamente como Malu Dudu. Ele participou das atividades ao lado dos pais, Karolle Carvalho e Uilisses Vieira, que destacaram a importância da iniciativa. “É muito importante despertar nas crianças, desde cedo, o amor e o contato com a nossa cultura. Nós, como pais, agradecemos porque o Caprichoso oferece essa base forte. É uma tradição que vem de geração em geração e mantém viva a cultura de Parintins”, disse Karolle.

Uilisses completou dizendo que “é um momento muito bom para nossas crianças, que não deixa a cultura morrer. Desde os nossos pais, essa tradição vem sendo passada, e ver o Caprichoso realizando a Tarde Alegre é motivo de orgulho”.

Missa em ação de graças

O Boi Caprichoso completa 112 anos nesta segunda-feira (20), e a programação de aniversário será encerrada com uma missa em ação de graças, às 18h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Assuntos relacionados: #Caprichoso #FestivalDeParintins #TardeAlegre #CulturaPopular #Infância #Parintins #Amazonas

Veja mais notícias em Parintins

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.