07/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Evento na Suframa debate bioeconomia como vetor de desenvolvimento sustentável

Publicado em 17 de outubro, 2025

Evento na Suframa debate bioeconomia como vetor de desenvolvimento sustentável

A Suframa realizou, nesta sexta-feira (17), a segunda edição do ciclo “Seminários dos Programas Prioritários Capda”, desta vez com foco nas diretrizes e resultados do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio). Aberto oficialmente no hall da Autarquia pelo superintendente Bosco Saraiva, o evento teve a programação coordenada pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), reunindo representantes de empresas, instituições de pesquisa e órgãos públicos, entre outros.

Tour

A programação começou com um tour dos organizadores pelos estandes, mas, antes o superintendente destacou a realização do encontro como de suma importância para o fortalecimento da Zona Franca de Manaus.

“O avanço nesse setor da bioeconomia é muito importante e fundamental para que, de fato, a gente comece a transformar em realidade aquilo que é a produção em escala industrial das nossas coisas, no insumo que está presente nos 500 anos de vida da região amazônica”, ressaltou. E fez questão de destacar, ainda, que no próximo mês de novembro outro grande evento será mobilizado na Suframa, também voltado à bioeconomia. “Nos dias 6 e 7 de novembro, quando realizaremos a reunião do CAS (Conselho de Administração da Suframa), possivelmente com a presença do ministro (e vice-presidente, Geral Alckmin), nós deveremos transformar o pátio da Suframa num grande evento de amostras de todo o resultado do que se vem trabalhando há quase uma década de Lei de Informática”, acrescentou Bosco Saraiva, em alusão ao 2º Encontro do Ecossistema de Inovação da Amazônia Ocidental e Amapá.

Solenidade

No auditório, a solenidade contou com a presença do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira; da procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto à Suframa, Diana Azin; e do diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam, Carlos Koury. Também esteve presente o enviado especial da COP30 pelo setor privado da Amazônia, Dênis Minev, entre outras autoridades.

O superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira, ressaltou o compromisso da Autarquia com a promoção da bioeconomia e a intenção de que esta se torne um motor de desenvolvimento sustentável na Amazônia. ‘A Suframa tem se dedicado a promover programas prioritários vinculados ao Capda, incluindo o de bioeconomia, como forma de reconhecer a importância de aliar desenvolvimento econômico à preservação do patrimônio ambiental da Amazônia. Dessa forma, buscamos fomentar a inovação e agregar valor aos produtos locais, fortalecendo as cadeias produtivas e gerando oportunidades para as comunidades da região’, afirmou Vieira.

Ciclo

A procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto à Suframa, Diana Azin, defendeu a realização do ciclo de seminários de Investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) como iniciativas de grande relevância para o desenvolvimento sustentável da região. “A Suframa, ao abrir espaço para o diálogo e a prestação de contas, fortalece a conciliação entre a preservação do ecossistema amazônico e o desenvolvimento social”, afirmou Azin.

Por fim, o diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam, Carlos Koury, destacou o potencial da Amazônia para reunir conhecimentos e gerar oportunidades de impulsionamento da bioeconomia. ‘Enfrentamos desafios constantes, mas com investimentos e inovação – como demonstram as dezenas de soluções propostas para a questão da contaminação da castanha, por exemplo – estamos construindo um futuro de novos produtos e serviços’, afirmou. ‘O importante é investir hoje para colher os frutos do faturamento amanhã, garantindo o desenvolvimento sustentável da região’, ressaltou Koury.

Apresentações

Na sequência dos discursos das autoridades presentes, o evento teve continuidade com as palestras “Impactos do PPBio na Bioeconomia da Amazônia Ocidental e Amapá”, apresentada pelo diretor do Idesam, Carlos Koury; “Caminhos para o desenvolvimento econômico sustentável da região Amazônica”, apresentada pelo enviado especial do setor privado da Amazônia para a COP30, Dênis Minev; e “Oportunidades de Inovação Aberta e ESG com a Biodiversidade Amazônica”, apresentada pelo também diretor do Idesam, Paulo Simonetti. Ao final, ainda foi promovido o painel “Da Bancada ao Mercado – Desafios e Sucessos de Bionegócios na Amazônia”, bem como uma trilha com imersão sensorial e um coffee break com produtos amazônicos apoiados pelo PPBio.

O seminário pode ser acessado na íntegra no canal oficial da Suframa no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=VBsEgf808cA

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.