24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Amazonas celebra Dia Nacional do Atleta Paralímpico e valoriza conquistas de paratletas

Publicado em 22 de setembro, 2025

Amazonas celebra Dia Nacional do Atleta Paralímpico e valoriza conquistas de paratletas

Paratletas amazonenses alcançam resultados expressivos e reforçam o papel do esporte como ferramenta de transformação social (Foto: Divulgação/Sedel)

A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) celebra o Dia Nacional do Atleta Paralímpico nesta segunda-feira (22/09). A data, instituída a partir da lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012, reforça o compromisso do Estado com a inclusão social, a valorização dos paratletas e os investimentos em políticas públicas que fortalecem o esporte amazonense.

O secretário de Estado do Desporto e Lazer, Diego Américo, destacou a relevância da data e o impacto das políticas públicas voltadas para o esporte inclusivo. “O Amazonas tem orgulho de seus paratletas, que representam o estado com dedicação e conquistas expressivas. O Governo do Amazonas segue firme no fortalecimento de ações que garantem inclusão, oportunidades e resultados históricos como os que vivenciamos em Paris”, afirmou Diego Américo.

As conquistas também refletem o apoio recebido por meio do Bolsa Esporte Estadual, programa do Governo do Amazonas que garante incentivo financeiro a atletas e técnicos.

Nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o Amazonas esteve representado por nomes que marcaram a história do esporte. A paratleta Maria de Fátima conquistou a medalha de bronze no halterofilismo, resultado inédito para o estado. E o judoca Elielton Lira também integrou a delegação brasileira, levando a bandeira amazonense a uma das maiores competições esportivas do mundo.

Em 2024, Maria de Fátima foi contemplada com R$ 140 mil, valor correspondente à sua classificação e à medalha de bronze. Seu técnico, Luiz Cláudio, recebeu R$ 20 mil. E o paratleta Elielton Lira foi beneficiado com R$ 40 mil, enquanto seu técnico, Rafael Cipriano, recebeu R$ 10 mil, reforçando o compromisso do Estado com o fortalecimento do esporte inclusivo.

“Eu tinha apenas um sonho e uma vontade enorme de conquistar uma medalha e de um dia vestir o uniforme da Seleção Brasileira. Sempre dizia para mim mesma que iria conseguir, e batalhei muito por meio dos números, marcas e resultados. Hoje, sou a terceira melhor do mundo na minha categoria e ver que todo esforço valeu a pena é muito gratificante. Estou muito feliz com as conquistas, mas sigo em frente, porque cada vez quero mais, e acredito que o céu é o limite”, destacou Maria de Fátima.

Veja mais notícias em Esporte

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.